CI

Agrotins 2021 terá startups de agricultura

Evento digital ocorre de 15 a 18 de junho e tem presença da ministra da Agricultura confirmada


Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

A Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital vai contar com um reforço na área de tecnologia no campo. Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo,  a edição deste ano vai trazer as startups de agricultura, também conhecidas como agtechs.

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, destaca que esse setor tem o potencial para transformar totalmente a agropecuária em âmbito global e que o Tocantins precisa estar inserido neste contexto para elevar a qualidade e a competitividade da produção. “Nosso Estado é um dos principais exportadores de alimentos e precisamos nos atualizar cada vez mais para acompanharmos a competitividade colocada pelo mercado. Vemos que as startups têm mudado a vida no campo com o uso de tecnologias e a criação de produtos e serviços, e precisamos disso”, afirma.

As tecnologias para melhorar a produção estarão disponíveis por meio de diversos aplicativos. Um deles será o InfoTempo Tocantins, um app que reúne informações dos principais órgãos oficiais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil. Estas informações auxiliam o processo de planejamento e de tomada de decisão agrícola, com vistas, principalmente, a minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. 

Além do aplicativo, para fortalecer a utilização da tecnologia no agronegócio, a Gestão Estadual inaugurou o Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), que agora integra o Complexo de Ciências Agrárias da Unitins. O CTC Agro é uma unidade que oferece treinamentos, ensino, pesquisa e extensão rural e é fundamental para que as inovações produzidas possam alcançar o produtor rural gerando ganho social e econômico para o Tocantins.

A Agrotins 2021 ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital, assim como ocorreu no ano passado, devido à pandemia da Covid-19. A programação completa está sendo elaborada e em breve será divulgada pelos organizadores. O evento já tem confirmada a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. 

“Isso demonstra a importância que tem a Agrotins para o desenvolvimento não só do Tocantins, mas para toda a região do Matopiba. Muitos produtores que vinham quando a Agrotins era de forma presencial estão acessando nesse formato virtual. Este prestígio demonstra a importância que o Governo Federal sempre deu para a Feira e que os produtores têm buscado, nela, tecnologia e conhecimento para as suas propriedades”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café.

A expectativa é de que a edição de 2021 supere a anterior, que foi quando ocorreu a primeira edição da Agrotins no formato 100% digital. No último ano, a plataforma contou com mais de 460 mil visualizações. A programação completa estará em agrotins.to.gov.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.