XIII - Curso Crédito, Commodities e Gestão de Recebíveis no Agronegócio

O EVENTO

Entenda as oportunidades e os riscos que envolvem o crédito na agricultura de uma forma didática e esclarecedora.
Evolua a sua visão analítica compreendendo melhor como funcionam os fluxos de recursos no campo e as alternativas de financiamento.
Compreenda as diferentes operações utilizadas nas campanhas de venda de insumos.

Sobre os Palestrantes:

- Fernando Lobo Pimentel:
Engenheiro Agrônomo-UFLA com MBA Executivo (F. D. Cabral), Advogado, foi Membro da Câmara de Soja e Milho da BM&F e da Comissão de Contratos da ANEC. É Diretor Técnico da Sociedade Nacional da Agricultura e da Câmara Temática de Credito e Comercialização do Agronegócio do MAPA. É Analista de mercado Soja e Milho e um dos pioneiros no desenvolvimento das operações de “Troca” no Cerrado (1988). Implementou o Projeto de Operações Estruturadas e Barter na Monsanto, BASF. Gestor de Risco da Monsanto do Brasil1, Gerente de Logística e Desenvolvimento da Copas Fertilizantes e Gerente de Originação de Grãos da Cutrale Quintella Trading. Obteve treinamento em Logística e Trading de Grãos nas empresas: ADM (Europoort/Holanda), A.C Toepfer – Hamburgo, Arkady Feed –Londres e SCAC Shipping – Paris. Tem curso de especialização em Logística pelo IFIT – Liege, Mons e Louvan - Bélgica. É professor convidado do MBA de Agronegócios da ESALQ-USP, GV in Company, Sócio Diretor da Agrometrika Informática e Agrosecurity Consultoria, tendo atendido clientes como: Banco Mundial2, HSH Nordbank, Banco Votorantim, Rabobank International, Lehman Brothers, Banco do Brasil, BBM-Bolsa Brasileira de Mercadoria, Canal Rural, Banco BBM, FMC, Nortox, Bunge Fertilizantes, Nidera Sementes etc.

Palestra APROSOJA – Cenário de Mercado e Rentabilidade para a próxima safra:
http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/palestra-eventos/66980-palestra-apresentacao-de-fernando-pimentel--agrosecurity-consultoria.html

Trabalho publicado: Estudo CPR – Banco Mundial:
http://www.agrosecurity.com.br/biblioteca/estudos/estudo-banco-mundial-study-on-cedula-de-produto-rural-cpr/

Editor do Boletim Agrofinanças:
http://www.agrosecurity.com.br/biblioteca/boletins/

Diretor da empresa Agrometrika:
http://www.agrometrika.com.br

Mais entrevistas em:
http://www.youtube.com/agrosecurity

- Marco Antonio Marineli:
Advogado com experiência consistente no segmento de Crédito e Cobrança sobretudo na relação financiador produtor, tendo iniciado a sua carreira na área jurídica da empresa cerealista Comercial Goiana como Assistente Jurídico com foco nas questões relativas aos recebíveis derivados dos contratos de compra e venda celebrados pela empresa junto aos produtores na região sudeste goiana. A partir de 1990 integrou o corpo jurídico da Cutrale Quintela Com. e Exp. na época a maior exportadora de soja em grãos do país. Atuou desenvolvendo os primeiros contratos de permuta de insumos por soja e café. Gerenciou as ações de recuperação de ativos financeiros do agronegócio, preventivamente e no contencioso. Em meados de 1999 retomou atuação independente, com foco em clientes do setor agroquímico, em particular a Monsanto do Brasil centrando forte atuação no contencioso gerado pela inadimplência do agronegócio, em todo o território nacional. Atuou no suporte preventivo de ações de crédito e cobrança, com análise e desenvolvimento de contratos, relacionados à proteção de programas de troca de insumos por commodities agrícolas. Em 2002, fez parte da equipe jurídica nomeada pela ANEC (Assoc. Nac. dos Exportadores de Cereais ) para compor o primeiro contrato de padrão de mercado interno o ANEC CI-16, que depois foi utilizado como base para constituição da CPR (Cédula de Produto Rural), hoje instrumento fundamental para viabilização do crédito ao produtor. Assina coluna jurídica no Boletim Agrofinanças, da Agrosecurity Gestão de Agro-Ativos

- Felipe Prince Silva:
Economista, Mestre na área de Economia Agrícola. Sócio da consultoria Agrosecurity e gestor técnico da empresa Agrometrika. Possui foco em análise de risco de crédito rural e modelos de financiamento do agronegócio brasileiro. Teve participação em dois capítulos do livro “O mundo rural no Brasil do Século 21?. Possui artigo publicados no Congresso da BM&F-Bovespa – “Gestão de Risco e Comercialização de Commodities” e também participou como avaliador dos trabalhos na 5ª edição. Também participou como palestrante convidado no Congresso da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural) no Painel de Políticas Agrícolas. Escreve mensalmente para o Boletim Agrofinanças e Boletim Agrometrika.

Artigo BM&F Bovespa: (http://www.bmfbovespa.com.br/CGRCC/download/Modelos-de-financiamento-da-cadeia-de-graos-no-Brasil.pdf)

Artigo Revista Animal Business – Sociedade Nacional da Agricultura: (http://www.agrosecurity.com.br/biblioteca/estudos/os-desafios-do-credito-rural/)


Público alvo:
Empresas de insumos, instituições financeiras, cooperativas, tradings, gestores de FIDCs (recebíveis agrícolas), advogados, distribuidores de insumos e áreas relacionadas ao crédito no agronegócio.

Investimento
- R$ 2.850,00

Condição especial: Desconto para 2 (10%), para mais de 3 (15%)

* Almoço incluído

Informações Gerais

  • 12/04/2017 à 13/04/2017
  • SP - Campinas
    Mercure Campinas - Av. Aquidaban, 400 Centro
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento