XIV Reunião da Comissão Centro Brasileira de Pesquisa de Trigo

Para superar os desafios tecnológicos que possibilitam a completa inserção e estabilidade da cultura do trigo nos sistemas de produção da região do Brasil Central, são realizadas, a cada dois anos, reuniões técnicas da Comissão Centro Brasileira de Pesquisa de Trigo (CCBPT). Na reunião deste ano, serão realizadas palestras sobre temas da cadeia produtiva do trigo; apresentação e discussão técnica dos avanços da pesquisa para os sistemas de produção de trigo irrigado e de sequeiro praticados no Cerrado; avaliação da safra 2005/2006 e perspectivas para a safra de 2007/2008.

Estão previstas também discussões de propostas que visem ao aperfeiçoamento do conjunto de tecnologias indicadas para o cultivo do trigo na região central brasileira, assim como, o planejamento das atividades de pesquisas e difusão para os próximos dois anos. Participarão desta reunião representantes de diversas instituições da cadeia produtiva do trigo, dentre os quais, pesquisadores, ensino superior agrícola, assistência técnica e extensão rural, sistema financeiro, produtores de insumos, indústria de transformação, armazenamento e representantes de associações de produtores rurais.

A região do Brasil Central tem potencial para produzir com segurança e estabilidade parcela significativa do trigo consumido no país, com qualquer especificação de qualidade industrial, desejada pela indústria moageira. As pesquisas sobre o cultivo de trigo irrigado e em regime de sequeiro nesta região foram iniciadas na década de 70, com a participação da Embrapa e outras Instituições de pesquisa. Mas, foi somente a partir de 1982, quando o Governo Federal lançou o Programa de Financiamento da Irrigação (PROFIR), que a triticultura teve um grande avanço nesta região. Assim, novas pesquisas foram incentivadas e disseminou-se o sistema de irrigação por pivô-central. Foram desenvolvidas novas cultivares de trigo e, paralelamente, novas práticas culturais foram incorporadas aos sistemas de produção. Atualmente, a produtividade da lavoura de trigo irrigada alcança 7000 kg/ha, sendo que nos campos experimentais da Embrapa, a produtividade já ultrapassou 8500 kg/ha.

Informações Gerais

  • 05/12/2006 à 07/12/2006
  • DF -
    Auditório da Embrapa Cerrados
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento