XIX CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

Montes Claros, cidade-polo localizada na região norte de Minas Gerais, vai sediar, entre os dias 30/8 e 4/9/2009, o XIX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (XIX Conird), promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), em parceria com o governo de Minas Gerais e com o apoio de inúmeras instituições públicas e privadas.

O evento tem como finalidade fortalecer o agronegócio da agricultura irrigada por meio de arranjos produtivos, cooperativismo, recursos hídricos e uso sustentável e racional da água e demais recursos naturais.

Uma comissão local, coordenada em Montes Claros pelo professor Flávio Gonçalves Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e por Fernando Britto, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas, ficou responsável pela organização regional do evento. Flávio Gonçalves explica: "Estamos finalizando as palestras e oficinas e captando recursos para a realização deste Congresso, que é nacional. Mas tudo está transcorrendo dentro do cronograma", explicou o organizador.

Fernando Britto considera que a realização do XIX Conird, em Montes Claros, é uma grande conquista para a cidade e região, por se tratar de acontecimento nacional, ocasião em que serão debatidos assuntos que interessam à região pelos melhores profissionais de irrigação e drenagem do País. "Do XIX Conird sairão sugestões para incrementar a irrigação e a drenagem em todo o Brasil, entre elas a construção de barragens, revitalização de perímetros públicos de irrigação, uso racional e sustentável da água, entre outras sugestões que serão aplicadas no País. É um grande ganho para a região não só para a classe rural e agronômica, mas também para toda a população que, de certa forma, tira proveito deste Congresso", afirma ele.

Uma comissão organizadora com representantes de vários segmentos foi formada para desenvolver os trabalhos preparativos do XIX Conird. Por meio dessa comissão, foram criadas subcomissões que ficaram responsáveis por vários temas, como palestras, oficinas, captação de recursos, divulgação e cerimonial, entre outros.

São parceiros deste projeto a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Regional Norte da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária (Cefet), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), 1ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf), além da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Montes Claros.

Site: www.abid.agr.br/conird.asp

Telefone: (31) 3899-1938/3899-1908

E-mail: abid@funarbe.org.br

Realização: Depto de Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Viçosa

Informações Gerais

  • 30/08/2009 à 04/09/2009
  • MG - Montes Claros
    Montes Claros
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento