XVI CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem


O governo de Goiás e a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) realizam de 25 a 30 de junho de 2006, em Goiânia, o 16º Congresso Nacional de Irrigação. O evento, de alcance nacional e internacional, tem como objetivo promover e fortalecer o agronegócio da agricultura irrigada para gerar mais renda e emprego no campo, com ênfase para a região dos Cerrados.
Um dos pontos básicos para debate no Congresso é a incorporação de tecnologias, como forma de tornar a atividade mais competitiva, gerar mais empregos permanentes e melhorar a qualidade de vida dos agentes do processo produtivo, e conseqüentemente, promover a melhor distribuição de trabalho e riquezas. Outra decorrência natural desse processo de modernização é a agregação de valores à produção.

A região dos Cerrados tem condições favoráveis, tais como abundância de luminosidade e recursos de solo, água e biodiversidade que, se potencializados, representam instrumentos importantes para a competitividade dos produtores irrigantes. Outro desafio para o setor é aprimorar o fator logística, ainda deficitário.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, Helvécio Mattana Saturnino, não há como abordar o desenvolvimento da agricultura irrigada sem o trabalho paralelo da integração tecnológica, socioeconômica, comercial e ambiental entre os organismos públicos e privados, envolvendo o setor produtivo, empresas de equipamentos de irrigação, insumos, serviços e uma sólida base de formação dos recursos humanos.

A ABID, que é o Comitê Brasileiro da International Commision on Irrigation and Drainage IICID, promove o Congresso anualmente, trabalhando em parceria com cada Estado brasileiro, tomando esse evento como referência para reflexões, exemplos e demonstrações. Durante o evento, os organizadores pretendem debater os temas selecionados dentro do foco de domínio tecnológico do agronegócio nos trópicos, calcado nas demandas e oportunidades de mercado.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenadora do evento, vem promovendo reuniões periódicas para preparar o Congresso, que será realizado no Centro de Convenções de Goiânia. A programação já está sendo elaborada e vai incluir conferências, seminários e minicursos, tendo o aproveitamento das potencialidades do cerrado como eixo central

Informações Gerais

  • 25/06/2006 à 30/06/2006
  • GO - Goiânia
    Centro de Convenções de Goiânia
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento