CI

Webinar gratuito discute uso de sementes piratas no Brasil

O evento online acontecerá dia 15 de julho, quinta-feira, às 17h (horário de Brasília)


Foto: Marcel Oliveira

Estima-se que cerca de 30% das sementes utilizadas no Brasil são piratas, o que tem trazido um grande prejuízo para o agronegócio no país. Para discutir o tema, a startup MyFarm, do grupo Siagri, realizará o webinar “Desvantagens e Riscos do Uso de Sementes Piratas”. O evento online acontecerá dia 15 de julho, quinta-feira, às 17h (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas.  

O convidado para o Webinar é José Américo Pierre Rodrigues, consultor na área de sementes e presidente executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). O evento será mediado por Leandro Xavier, CEO do MyFarm. Os problemas da utilização de sementes piratas na lavoura e como identificá-las são alguns dos tópicos que serão abordados. 

Segundo Rodrigues, os participantes do Webinar irão conhecer melhor o setor de sementes brasileiros, entender mais a fundo a importância dos investimentos em pesquisa e compreender melhor os riscos das sementes piratas. “A pirataria no Brasil é bastante significativa, por isso precisamos discutir abertamente esse tema”, diz o presidente da Abrasem.  

Os direitos de propriedade intelectual vegetal são regulados pela Lei n. 9.456/97, chamada de Lei de Proteção de Cultivares (LPC). Uma cultivar é qualquer variedade de cultivo, melhorada geneticamente ou não, que se distingue de outras já conhecidas.  

A pirataria infringe os direitos dos melhoristas, os pesquisadores que estudam o melhoramento vegetal; e dos obtentores, que obtêm as garantias legais de cada cultivar. Além disso, facilita o aporte de novas pragas, causa perdas econômicas e prejudica os estudos de melhoramento, que podem trazer crescimento para o agronegócio em geral.  

Para participar do Webinar, basta se inscrever neste link.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.