CI

Congresso Brasileiro de Sementes é transferido para 2022

Medida foi tomada em razão da pandemia visa a segurança de todos participantes


Foto: Marcel Oliveira

Em respeito a todos os participantes e parceiros, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) decidiu adiar a realização do XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), motivada pelas restrições impostas pela pandemia do coronavírus (Covid 19).

Inicialmente agendado para acontecer entre os dias 6 e 9 de dezembro deste ano, o CBSementes foi transferido para o período de 12 a 15 de setembro de 2022, na Expo Unimed, em Curitiba (PR).  

Com o tema “Semente: Propulsora do Agronegócio” o congresso oferecerá palestras, painéis, sessões pôster com trabalhos científicos, além do showroom tecnológico de novos produtos e serviços de empresas do cenário agro.   Também serão realizados no último dia do CBSementes o 10º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, o 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o 4º Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécie Forrageiras, organizados pelos respectivos comitês das áreas da Abrates.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do   CBSementes, pesquisador Fernando Augusto Henning, a evolução atual da pandemia no Brasil   apresenta um momento de incertezas quanto à realização de eventos de grande porte presenciais para este ano. "Estamos transferindo para o próximo ano por uma questão de segurança sanitária para não expor os participantes a possíveis riscos, bem como para mantermos a qualidade técnica e científica de nossos eventos", afirma Henning.

Segundo ele, o CBSementes é um evento composto por conteúdo altamente relevante em termos de qualidade,   informação e conhecimento, onde os congressistas apresentam aos participantes as novidades em tecnologias e inovação em pesquisas de sementes desenvolvidas mundialmente.

"Além da segurança sanitária, temos a preocupação em realizar um evento atrativo em termos de qualidade com palestrantes e inovações na fronteira do conhecimento, sobretudo, com trabalhos científicos de alto nível, o que só é possível num ambiente seguro", acrescenta Fernando Henning.

Desta forma, a decisão da Comissão Organizadora também foi tomada em consideração às instituições, empresas e universidades que continuam com políticas restritivas em relação às viagens (nacionais e internacionais) para seus colaboradores, o que tem dificultado a confirmação de participação no evento, de forma presencial, de muitos palestrantes e, também, de patrocinadores e congressistas.

"Acreditamos que para tirar o máximo proveito do evento, é necessária a presença de   100% de público, de expositores, de órgãos de pesquisas e de estudantes, para haver grandes inovações tecnológicas e troca de conhecimento", pondera Henning, acrescentando que com as medidas impostas pela pandemia o número de participantes seria reduzido.

Qualidade técnica

"Temos o   compromisso de organizar um grande evento técnico e de qualidade, para participantes brasileiros e internacionais. Entendemos que, para isto,   seja necessário um ambiente onde a ciência e a tecnologia de sementes possam ser debatidas com maior tranquilidade. Por isso, zelamos muito pela qualidade do evento em termos técnicos e científicos e também pela segurança de congressistas, palestrantes, expositores e participantes em geral", afirma o presidente do CBSementes.  
Inscrições

Frente ao cenário atual, a Comissão Organizadora propõe manter as inscrições já efetuadas, garantindo para o próximo ano as mesmas condições, ou seja, as inscrições serão automaticamente transferidas para a nova data definida. Da mesma forma, os trabalhos submetidos serão encaminhados para apresentação, nos mesmos moldes, conforme estava previsto. 

Atmosfera interativa

Para criar toda uma atmosfera interativa até a data do evento, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates) vai promover   conversas de caráter técnico, de forma on-line e pelas redes sociais, com as empresas e instituições de pesquisa que participarão do evento no ano que vem. "Vamos promover, esses momentos de interação com nossos patrocinadores, expositores, órgãos de pesquisas para trazer ao público um pouco do que será apresentado de forma mais completa no evento presencial em setembro",   afirma Fernando Henning.
 

Desde 1979

Realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) desde 1979, o Congresso Brasileiro de Sementes é o maior evento da área, reconhecido dentro e fora do País. Reúne técnicos, produtores rurais, empresários, pesquisadores, docentes e estudantes, além de representantes da indústria e do governo vinculados ao setor de sementes e das principais empresas do setor.
 

Hackathon

Esta edição do Congresso Brasileiro de Sementes trouxe uma novidade: o Seedthon é o primeiro hackathon 100% on-line realizado este ano em parceria com a ABRATES e o programa Plant Science Symposia Series, da Corteva. Três equipes venceram a maratona: UPF Seed Tech (1º lugar), Soldier Seeds (2º) e Refine Seeds (3º). Elas foram contempladas com prêmios que totalizaram mais de R$ 34 mil em prêmios.

Com o tema “Inovações no setor sementeiro”, o Seedthon atraiu mais de 300 participantes, de 147 cidades de 23 estados. Ao todo, foram mais de 60 equipes inscritas formadas por profissionais e estudantes de cerca de 30 áreas de atuação e formação, que vão desde a agronomia até a área médica. O evento contou com a participação de 169 instituições. 


SERVIÇO
XXI Congresso Brasileiro de Sementes – Semente: Propulsora do Agronegócio
Quando:   12 a 15 de setembro de 2022
Onde: Expo Unimed Curitiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Cidade Industrial de Curitiba
Inscrição no link

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.