XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia

A partir de 02 de julho de 2007 serão disponibilizadas as fichas de inscrição para envio dos resumos e apresentação de trabalhos na forma de pôster, mini-cursos e concurso de fotografias.

Serão também incluídas as informações sobre prêmios outorgados pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ).

Lembramos que só poderão se inscrever para essas atividades aqueles já tiverem efetivado sua inscrição no XXVII CBZ.
Programa Preliminar

Grade Horária
No XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia pretendemos promover um amplo debate crítico sobre o desenvolvimento da Zoologia nos últimos 30 anos e também discutir os caminhos que trilharemos nos próximos 30 anos. Novas tecnologias para a obtenção de informações e novas metodologias de análise têm proporcionado um enorme avanço, ao mesmo tempo em que a """"crise da biodiversidade"""" nos coloca no centro das atenções.

Para lidar com estas questões, a programação do evento será permeada por temas específicos e aplicados, relacionados a ferramentas tecnológicas e de análise, a fim de que o nível de conhecimento técnico-científico possa facilmente ser multiplicado entre os participantes do evento. Contaremos com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, que desenvolvem pesquisa de ponta, além de profissionais ligados a órgãos ambientais, do terceiro setor e da iniciativa privada.

A programação do XXVII CBZ será norteada por várias atividades técnico-científicas, a saber: mini-cursos, palestras, simpósios temáticos, simpósios das sociedades científica afins, sessão de painéis e de comunicação oral de resultados de pesquisa científica. Como de praxe, também estaremos estimulando a apresentação de fotografias e ilustrações científicas para premiação.

Inscrição - Mini-Cursos
O Comitê Científico do XXVII CBZ definiu que os mini-cursos serão ofertados antes da programação científica do Congresso, a partir de 10h de domingo (dia 17/2/2008), com total de 12h de duração, de acordo com a grade que pode ser observada na programação.

Como nesse congresso pretendemos dar uma ênfase especial a novas tecnologias e metodologias de análise, parte dos temas dos mini-cursos foi indicada pelo próprio Comitê Científico. Outros foram resultado de demanda expontanea e passaram por um processo de seleção que levou em consideração a congruência da proposta com o tema do congresso e com as orientações disponibilizadas online, sobreposição, dentre outros.

A partir de 02 de julho iniciam-se as inscrições para os mini-cursos. A partir dessa data até o final de setembro, os mini-cursos passarão por uma segunda rodada de seleção, pois não há salas suficientes para todos os 30 cursos selecionados (apresentados abaixo) e o número de inscrições determinará quais serão mantidos e quais não. Todos os inscritos poderão indicar sua preferência de matrícula em um mini-curso, indicando uma lista de mini-cursos alternativos, no caso de problema de superlotação ou de suspensão do mini-curso de sua preferência.

Data limite para inscrição em mini-curso: 30 de setembro de 2007.

Informações Gerais

Localização do Evento