CI

Yara assina acordo para compra da Vale Cubatão Fertilizantes

Yara assinou um acordo para adquirir a Vale Cubatão Fertilizantes Ltda., em Cubatão (SP)


A aquisição irá posicionar a Yara como produtora de nitrogênio no Brasil, fortalecendo sua estratégia de produção e complementando sua atual posição na distribuição

A Yara assinou um acordo para adquirir a Vale Cubatão Fertilizantes Ltda., em Cubatão (SP), reforçando sua relevância no mercado de fertilizantes e visando seu crescimento no segmento industrial. A transação, de USD 255 milhões, será paga com recursos próprios. O acordo está sujeito à aprovação das autoridades concorrenciais, a outras aprovações regulatórias e também ao não exercício do direito de preferência de terceiro até final de 2017. A conclusão do negócio está prevista para o segundo semestre de 2018.

Segundo o VP Executivo da Yara International e presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, a aquisição faz parte do plano de crescimento de longo prazo da Yara no País. "Com mais esse aporte, que inclui também a produção de nitrogenados, a Yara aumenta sua presença na produção nacional e passa a disponibilizar um portfólio ainda mais completo e adequado às demandas dos agricultores brasileiros e clientes industriais. Além disso, também faz parte da nossa estratégia, o crescimento, no Brasil, em soluções industriais, as quais possuem um amplo portfólio, tendo a Europa como o principal consumidor. Com esta aquisição, estamos ampliando nossa atuação também no mercado brasileiro, oferecendo soluções mais completas para nossos clientes", afirma Hanzen.

A negociação inclui um robusto complexo de nitrogênio e fosfatos com uma capacidade de produção anual de aproximadamente 200 mil toneladas de amônia, 600 mil toneladas de nitratos (divididos entre o segmento de fertilizantes e industrial) e 980 mil toneladas de fertilizantes fosfatados. O complexo emprega aproximadamente 970 funcionários permanentes e 930 contratados.

Em 2016, o complexo de Cubatão comercializou aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de nitrogênio e produtos fosfatados (2,5 milhões de toneladas incluindo CO2 e outros produtos intermediários), gerando uma receita líquida de USD 413 milhões e um EBITDA de USD 30 milhões. A receita líquida de 2015 e o EBITDA foram, respectivamente, de USD 532 milhões e USD 89 milhões.

A Yara planeja fazer investimentos de aproximadamente USD 80 milhões até 2020, a fim de materializar sinergias anuais de USD 25 milhões através de uma combinação de otimização de custo, ativos e portfólio de produtos.

"Yara e Galvani produzem atualmente em torno de 2 milhões de toneladas de fertilizantes e, com a aquisição deste ativo, iremos somar mais 1 milhão, totalizando 3 milhões de toneladas de produção de fertilizantes no País. Já no segmento de soluções industriais, que contempla produtos para indústrias como as de alimentos, papel e celulose, mineração, soluções ambientais entre outras, duplicaremos nossa capacidade de produção e comercialização passando de 500 mil para 1 milhão de toneladas", afirma Hanzen.

"A Yara está investindo forte no Brasil. Além da aquisição da Vale Cubatão Fertilizantes Ltda., estamos avançando no projeto de mineração e produção de Serra do Salitre (MG), duplicando o parque fabril de Rio Grande (RS), e construindo a nossa primeira unidade de fertilizantes foliares no País, em Sumaré (SP). Agora vamos focar na otimização destas operações", explica o presidente da Yara Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.