Agronegócio

Definições

Por: -Admin
6773 acessos

DEFINIÇÕES


SOLO

O solo é um ambiente complexo, formado pelas fases sólida, líquida e gasosa. A fase sólida é formada por substâncias inorgânicas e materiais orgânicos A fase líquida forma a solução do solo, onde se encontram elementos químicos. A fase gasosa, formada pelos  gases que circulam entre as partículas do solo, é resultante de processos bioquímicos, como a respiração de raízes, microrganismos e da macrofauna.


INDICAÇÕES DA QUALIDADE DO SOLO

Os indicadores podem ser visuais, físicos, químicos e biológicos. Os visuais podem ser vistos através de observações diretas, como a exposição do subsolo, mudança de cor do solo, escorrimento superficial, resposta da planta, espécies de plantas daninhas predominantes, entre outras.

Os indicadores físicos estão relacionados ao arranjamento das partículas e do espaço poroso do solo, incluindo densidade, porosidade, estabilidade de agregados, textura, encrostamento superficial, compactação, condutividade hidráulica e capacidade de armazenagem de água disponível.  Refletem limitações ao crescimento radicular, à emergência das plântulas, à infiltração e  movimento da água no interior do perfil do solo e à disponibilidade de água.

São indicadores químicos, o pH, salinidade, capacidade de troca de cátions, capacidade de suprimento de nutrientes às plantas, concentrações de elementos que podem ser potencialmente contaminantes (metais pesados, compostos radioativos, etc.) ou necessários para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Entre os indicadores biológicos estão incluídos: a matéria orgânica, a diversidade de espécies, a massa microbiológica, o nível de respiração do solo.

Funções do solo:


a) Sustentar a atividade biológica, diversidade e produtividade;

b) Regular o fluxo de água e solutos;

c) Filtrar e tamponar, degradando, imobilizando e detoxificando resíduos;

d) Armazenar e ciclar nutrientes e outros elementos dentro da biosfera terrestre;

e) Prover o suporte de estruturas socioeconômicas e proteção para tesouros arqueológicos associados com habitações humanas.


O solo tem contato direto com o sistema radicular da planta e serve como suporte mecânico ao vegetal, fornecendo água, oxigênio, energia na forma de calor e nutrientes na forma de íons e substâncias.

CAPACIDADE DE USO DO SOLO

É um sistema de classificação técnico-interpretativa, originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, representa um grupamento qualitativo de tipos de solos sem considerar a localização ou as  características econômicas da terra. Por este sistema são definidas classes homogêneas de terra, de acordo com sua máxima capacidade de uso, sem  risco  de degradação do solo, especialmente no que diz respeito a erosão  acelerada.

A classificação de capacidade de uso do solo é baseada em 8 classes, dividida em terras próprias para cultivos anuais e impróprias para cultivos anuais, esta classe ainda se divide em terras para cultivo permanente e de preservação.De acordo com sua adequação as terras apresentam:

1. Terras Próprias para Cultivo anuais - classes I, II, III e IV;

2. Terras Impróprias para Cultivos anuais - classes V, VI, VII e VIII;

As classes I, II e III inclem as terras que estão capacitadas a um regular cultivo, enquanto a classe IV, as que podem ser cultivadas ocasionalmente, isto é, de uma maneira limitada.

As classes V, VI e VII abragem as não adaptadas ao cultivo frequente, a não ser pastagens ou florestas implantadas. A classe VIII é reservada às que não servem para cultivos, pastos ou reflorestamentos, mas que em parte podem ser detinadas à vida selvagem, a recreação, etc.

 

 

Ecila Maria Nunes Giracca                            José Luis da Silva Nunes

Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo               Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia


 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink