Agronegócio

Softwares

Softwares
Por: -Admin
2128 acessos

Softwares



 

ArcGIS Desktop



 

 

Embora licenciado separadamente, o ArcGIS desktop é um conjunto modular de softwares que têm em comum os executáveis básicos e a interface com usuário. O termo ArcGIS Desktop abrange ArcView, ArcEditor e ArcInfo, os quais compartilham da mesma arquitetura, base de códigos, modelos de extensão e um ambiente simples para desenvolvimento e customização.

Funções adicionais são habilitadas na medida em que se passa do ArcView para o ArcEditor, e deste para o ArcInfo. Esta plataforma integrada para criação, gerenciamento e análise de dados geográficos proporciona um aumento substancial na usabilidade e interoperabilidade.

Os softwares ArcGIS Desktop incluem todas as funcionalidades essenciais que se esperam dos aplicativos modernos de GIS. A lista inclui acesso a mapas, dados e serviços na Internet, geocoding, ferramentas avançadas de edição, cartografia de alta qualidade, projeção "on-the-fly", refinado suporte a metadados, interfaces facilitadas que conduzem o usuário à realização de um processo, e leitura direta de mais de 40 formatos de dados.

O coração do ArcGIS é seu sofisticado conjunto de ferramentas para processamento, criação, edição, manipulação, gerenciamento, análise, exibição de dados geográficos e saída de informações geográficas. A lista de ferramentas de análise inclui:

• Sobreposição topológica de dados;

• Geração de áreas de influência (buffer);

• Análise de proximidade;

• Busca lógica e espacial;

• Análise de superfície;

• Modelagem de rede;

• Modelagem de dados matriciais (imagens);

• Sofisticadas análises tabulares;

A seguir são descritos, de forma breve, os componentes do ArcGIS Desktop.

 

ArcView
 




 

Ponto de entrada para o ArcGIS, o ArcView traz as principais funcionalidades para mapeamento e GIS. O ArcView GIS mantém as mesmas funcionalidades básicas do antigo ArcView, o desktop GIS mais famoso do mundo. Além das tradicionais ferramentas de análise, como planilhas e gráficos de mapas que proporcionam um completo e integrado sistema de análise, o ArcView acrescenta algumas melhorias notáveis. Por exemplo, as novas funcionalidades do ArcGIS Desktop incluem a capacidade de usar o ArcCatalog para busca e gerenciamento de dados, projeção instantânea de coordenadas e datum, customização em VBA, novo conjunto de ferramentas para edição, suporte para anotações fixas e muito mais. O ArcView ainda permite ao usuário criar e editar shapefiles e feições simples em personal geodatabase.

 

ArcEditor
 




 

Este software inclui todas as funcionalidades do ArcView e, ainda, a capacidade de editar feições topologicamente integradas em um geodatabase ou coverage. Oferece suporte para edição e versionamento em ambiente multiusuário, também classes estendidas de feições, anotações dinâmicas e dimensões. O ArcEditor proporciona a capacidade para criar e editar todos os formatos vetoriais suportados pela ESRI.

 

ArcInfo



 

Reconhecido como o padrão mundial de funcionalidades GIS, o ArcInfo é uma ferramenta profisional de GIS com inúmeros recursos. Além de incluir todas as funcionalidade do ArcView e do ArcEditor, o ArcInfo possui capacidade para geoprocessamento avançado. O ArcInfo é um sistema completo para criação, atualização, pesquisa, mapeamento e análises GIS.

O ArcInfo proporciona o poder para, rapidamente, desenvolver interfaces com o usuário para a resolução de quaisquer aplicações GIS. Inclui um conjunto de ferramentas GIS que possibilita ao usuário ou desenvolvedor customizar seus procedimentos ou análises para atender a necessidades específicas. É possível criar menus, ícones, botões e extensões de interface para exibição de mapas.

 

ArcReader




 

O ArcReader é uma aplicação leve e gratuita que pode ser baixada pela Internet, e permite aos usuários acessar mapas e serviços GIS criados com o ArcMap. O ArcReader proporciona aos usuários de GIS uma alternativa para compartilhar mapas em formato eletrônico, por meio de Intranet ou Internet. Os mapas são gerados apenas para leitura e podem ser visualizados pelo ArcReader e outros produtos ArcGIS desktop. Os arquivos de mapa publicados são criados com o ArcGIS Publisher. O ArcGIS Publisher é uma extensão opcional para o ArcView, ArcEditor e ArcInfo que converte documentos de mapa (MXD) para o formato PMF.

 

ArcGIS Explorer
 



 

O ArcGIS Explorer é um cliente Desktop para o ArcGIS Server. Com ele é possível consumir os serviços e funcionalidades publicados através do ArcGIS Server na sua organização ou a partir da web. Usando o ArcGIS Explorer você pode conectar a conteúdo publicado pela ESRI e outras, além de dados locais. Você pode consumir seu próprio conteúdo ou tarefas para o ArcGIS Explorer, criando mapas ou tarefas no ArcGIS Desktop e publicando com o ArcGIS Server.

 

ArcGIS Server

 




 

O ArcGIS Server traz de forma centralizada o gerenciamento de dados GIS e suporte a aplicação, permitindo focar nas funcionalidades GIS facilitando a distribuição a usuários sem conhecimento GIS. Desenvolvedores podem usar o ArcGIS Server para construir aplicações Web que encontre as necessidades de GIS específicas e entregue aos usuários finais em toda a empresa usando uma variedade de aplicações cliente como browser ou até Desktops customizados. O ambiente de desenvolvimento para ArcGIS Server suporta as linguagens e ferramentas mais comuns (Java, .NET, C++, e COM). ArcGIS Server é usado por:

• Usuários Web;• Desenvolvedores de aplicações Web;

• Usuários desktop de GIS;

• Desenvolvedores GIS;

• Administradores de servidores GIS;

Funcionalidades do ArcGIS Server incluem:

• Desenvolvedores podem usar ArcGIS Server para criar aplicações multi-usuário para prover funções avançadas de GIS melhorar os serviços Web;

• ArcGIS Server suporta mutiplas APIs (ex., Java, .NET, C++, COM);

• Desenvolvedores podem construir aplicações Web altamente focadas nos clientes simples. Esses clientes não requerem nenhuma instalação basta usar qualquer browser de Web;

ArcGIS Server se apóia nas ferramentas mais comuns de TI, provendo a máxima interoperabilidade e compatibilidade com arquiteturas corporativas usando as linguagens de programação mais populares, ambientes de desenvolvimento, servidores de aplicações comerciais, e DBMSs.

 

ESRI
 



 

ESRI oferece um conjunto abrangente de ferramentas, componentes e software que permite que você se concentre no desenvolvimento e fornecimento de mapeamento GIS e da  funcionalidade de suas aplicações. 

Os desenvolvedores de software pode:

• Criar e implantar aplicações de SIG em múltiplas plataformas.

• Publicar e utilizar serviços Web SIG usando REST ou SOAP.

• Criar mapas simples a partir de dados de sua empresa.

• Obter o código da amostra, modelos configuráveis de dados online, e muito mais para ajudar você a desenvolver aplicativos úteis GIS.

• Trabalhe com sua escolha de linguagens de programação.

 

ArcGIS MOBILE
 



 

 

ArcGIS Mobile ajuda as organizações a entregar as funcionalidades GIS e dados de servidores centralizados para uma gama de dispositivos móveis. Você pode usar o ArcGIS Mobile para implantar aplicativosGIS móvel aumentando a precisão e melhorando a coleta de dados GIS em sua organização.

Fácil de usar aplicações ArcGIS Móvel permitem que o pessoal de campo não precise ter muita experiência.

Aplicações:

• Mapeamento;

• Consulta espacial;

• Desenhando;

• Integração GPS;

• GIS edição.

 

 

José Luis da Silva Nunes

Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia


 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink