CI

“Agricultura e inteligência artificial serão inseparáveis”

Tecnologia faz com que decisões possam ser tomadas em tempo real


Um artigo publicado pelo portal especializado www.muyinteresante.es, da Espanha, listou uma série de exemplos do uso da inteligência artificial na agricultura e os motivos que levarão os produtores e as empresas especializadas a investirem cada vez mais nessa tecnologia com o passar do tempo. De acordo com a publicação, as soluções podem ser benéficas tanto para os agricultores e para as culturas, bem como para o meio ambiente. 

“Através de dispositivos inteligentes e tecnologias de inteligência artificial (IA), os agricultores em Aragão (cidade espanhola) podem fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais, especialmente da água. O equipamento de Internet das Coisas (IoT) instalado no campo e a análise de dados na nuvem, no caso o Microsoft Azure, oferecem informações sobre o melhor momento para plantar, regar, fertilizar ou colher culturas, de uma forma que os agricultores podem obter maior rastreabilidade da produção de suas fazendas”, diz o texto. 

Além disso, as informações sobre o estado das lavouras são obtidas em tempo real para analisar a evolução de indicadores como temperatura ambiente e do solo, umidade do solo, pressão atmosférica, vigor das plantas, precipitação registrada ou velocidade do vento. “Isso facilita a tomada de decisões em cada um dos momentos do ciclo de produção”, completa. 

Outro exemplo de incorporação de soluções de inteligência artificial no campo da agricultura é encontrado na empresa norte-americana Intel. Especialistas dizem que, até 2050, o mundo terá que produzir 50% a mais de alimentos do que é produzido hoje, mas com menos recursos e sendo mais eficiente. Gayle Sheppard, vice-presidente da Intel, diz que "a inteligência artificial pode ajudar os agricultores a obter mais da terra usando recursos de forma mais sustentável". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.