CI

“Agro continuará firme”, diz especialista

Brasil deverá crescer 41% para alimentar o mundo em 30 anos


Foto: Pixabay

O agro brasileiro teve uma safra recorde de grãos e se encaminha para um novo excelente desempenho. A agricultura evolui em sustentabilidade, uso de produtos biológicos, pesquisa e otimização de áreas sem abertura de novas. Da mesma forma a pecuária, com genética avançada, está permitindo carne de ótima qualidade aliada à preservação ambiental. 

A pandemia do novo coronavírus trouxe alguns desafios. Para discutir gente, negócios e estratégia durante este período a Adama promoveu, entre quarta e sexta passada (26 a 28 de julho) o 1º Fórum Somar Pessoas.  Um dos assuntos abordados foi como o cenário agro se conecta com o futuro, com uma palestra do especialista em agronegócio Marcelo Prado, da Consultoria Empresarial MPrado. O Portal Agrolink conversou com ele sobre o que se pode esperar do agronegócio em um futuro breve:

Portal Agrolink: o agronegócio é o único setor que tem desempenho positivo na economia e evoluiu muito rápido nos últimos anos. Como observa o agro nos próximos 5 anos? Vamos ver mais evoluções?
Marcelo Prado:
sim, a produção de café deve crescer 20% nos próximos 5 anos, e a de grãos cerca de 14%. O agro continuará crescendo de forma firme e sólida nos próximos 30 anos, pois o mundo precisará de um crescimento de 50% na produção de alimentos para atender a expansão da população. E só o Brasil, será responsável por 41% dessa expansão.

Portal Agrolink: quais as principais barreiras e também pontos positivos nesse processo?
Marcelo Prado:
uma das principais barreiras que o agro sofre é infraestrutura deficiente do país de ferrovias, rodovias, portos, armazéns mas à medida que o setor se mostra competitivo investidores internacionais juntamente com investidores brasileiros, em parceria com os governos terão o poder de equacionar essa questão. 
 
Portal Agrolink: muito se fala nas dificuldades ainda de conectividade no campo, logística, incluir a agricultura familiar, mais acesso ao credito e seguro rural. Como observa esses aspectos?
Marcelo Prado:
o Brasil tem um índice de conectividade de apenas 25%, para que a agricultura digital possa ser utilizada na plenitude esse nível de cobertura precisará chegar próximo a 100%. Esse é um desafio do governo federal e das empresas de tecnologia da informação.

Portal Agrolink: nesse desafio do mundo crescer 20% em produção a FAO projeta que o Brasil terá que crescer 40%. Você acha isso possível? Como elevar e manter sustentabilidade?

Marcelo Prado: é plenamente possível, o Brasil tem muitas áreas de pastagens que podem ser incorporadas à agricultura preservando a sustentabilidade, e ao mesmo tempo, o aumento de produtividade das culturas possibilitarão alcançar essa meta.    

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.