CI

Agronegócio mantém consumidor otimista

Índice foi puxado pela produção agrícola na Região Centro-Oeste



Índice que mede otimismo em relação à economia nacional foi puxado pela produção agrícola na Região Centro-Oeste

O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) de junho marcou 140 pontos, situação estável em relação ao mês anterior (142 pontos) e a junho do ano passado (138 pontos).

O que mais chama a atenção neste levantamento é o salto na confiança dos habitantes do Norte e Centro-Oeste do Brasil nessas regiões, o índice foi puxado pelo agronegócio e ficou em 188 pontos – bem acima da média nacional (140) e 11 pontos a mais do que em maio, quando foram registrados 177 pontos.

A perspectiva para a produção de grãos neste ano é de mais de 190 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“A estabilidade no Índice Nacional de Confiança em junho se deve ao agronegócio. É ele quem equilibra os números”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Na contramão, afetada pela estiagem, a Região Sudeste puxa para baixo o INC o índice foi de 130 pontos em junho ante 135 em maio.

A Região Sul ainda é a segunda mais otimista do País – perde apenas para o NorteCentro-Oeste. Mas a situação ficou estável, em patamar alto, com 173 pontos em junho e 174 em maio.

O cenário ficou estável também no Nordeste, com 127 pontos ante 128 em maio.

O INC é elaborado mensalmente pelo Instituto Ipsos para a ACSP. Para essa pesquisa, foram feitas mil entrevistas entre os dias 19 e 30 de junho em 70 cidades brasileiras – desta forma, o INC de junho não captou um possível pessimismo por parte dos brasileiros após a derrota para a Alemanha na Copa do Mundo.

Classes sociais

Apesar de continuar a mais otimista, a classe C apresentou estabilidade quanto à confiança, com INC de 145 pontos em junho ante 147 em maio, dentro da margem de erro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.