“Argentina perdeu com suspensão de exportações”: ex-ministro
CI
Imagem: Pixabay
POLÍTICA

“Argentina perdeu com suspensão de exportações”: ex-ministro

O governo argumentou que assim busca garantir o abastecimento do grão para o mercado interno
Por: -Leonardo Gottems

O ex-ministro da Agricultura da Argentina, Luis Etchevehere, afirmou que a Argentina perdeu com a suspensão das exportações de milho, enquanto “os concorrentes comemoram”, indicou o portal local Agrofy. Ele se referiu à medida do governo para conter as vendas externas de milho até março de 2021. 

O governo argumentou que assim busca garantir o abastecimento do grão para o mercado interno. A decisão foi tomada com o objetivo de destinar o milho à produção de proteína animal como carne suína, frango, ovo, leite e confinamento. "Nossos concorrentes devem estar comemorando, estarão dizendo um concorrente a menos”, disse o ex-ministro. "A Argentina perdeu, perdemos os produtores, perdemos todos”, completou. 

“Esse governo que se disfarçou de moderado para ganhar as eleições e voltar a fazer o mesmo que fazia há doze anos”, afirmou, dizendo que ainda que o Governo está “retomando a destruição do campo que efetuou nos últimos três períodos”. “Há exemplos muito claros como o fechamento das exportações de trigo com o índice inflacionado, tendo dado restituições à indústria do petróleo, e agora o fechamento das exportações de milho que já conhecemos os prejuízos do que causou essa decisão quando a produção caiu um cultivo tão estratégico e necessário para a rotação dos campos”, argumentou. 

Internacionalmente, Etchevehere observou que terá um grande impacto. “Nossos concorrentes devem estar comemorando, estarão dizendo um concorrente a menos. Outro país vai abastecer nossos clientes. Quando o mercado voltar, os compradores vão dizer para ir para a fila”, concluiu. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink