CI

“Deus nos livre um problema climático”, diz analista

“Este é o maior choque de oferta que podemos encontrar"



Foto: Leonardo Gottems

A invasão russa da Ucrânia vai prejudicar a oferta mundial de grãos nos próximos meses, elevando os preços e as taxas de inflação, disse um painel de economistas na terça-feira. “Deus nos livre de termos um problema climático este ano”, disse Dan Basse, chefe da AgResource Co., que descreveu a guerra na região do Mar Negro como o maior choque de oferta desde a Primeira Guerra Mundial.

“Este é o maior choque de oferta que podemos encontrar, olhando para trás em nossos dados até 1914 … em uma base calórica”, disse ele, representando cerca de 11% do consumo anual mundial. “Uma guerra que se estenda até junho seria catastrófica para as safras de primavera” de milho, trigo e girassol, acrescentou Basse durante um fórum online organizado pela Farm Foundation. “A questão é: eles (agricultores ucranianos) podem enterrá-lo?”.

O consultor privado William Liefert disse que a produção de grãos ucraniana “sofrerá grandes danos” à infraestrutura para movimentação de grãos e obtenção de sementes e outros insumos agrícolas. Se a Rússia ganhar o controle dos portos do Mar Negro, poderá impedir a Ucrânia de exportar grãos da safra deste ano ou grãos retidos das safras de 2021. Esperava-se que as sanções econômicas empurrassem a Rússia para uma recessão.

A Rússia é o exportador de trigo nº 1 do mundo e a Ucrânia é o nº 4 em milho. Os preços do trigo subiram para recordes após a invasão. Os preços do milho e da soja também estão em alta devido ao aperto na oferta. As incertezas sobre o resultado da invasão manterão os preços dos grãos altos e exercerão pressão inflacionária, disse Basse. A taxa de inflação dos EUA, que já é a mais alta em quatro décadas, de 7,9%, pode atingir um pico de 8% ou 9% no final do verão, disse ele.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.