CI

"Dia do Porco" discutirá mercado e nutrição

Prof. Dr. Paulo Tabajara, Diretor Técnico e Científico da Vitagri, será palestrante no evento


Prof. Dr. Paulo Tabajara, Diretor Técnico e Científico da Vitagri, será palestrante no evento

Tradicional evento da suinocultura gaúcha, a 36ª edição do "Dia do Porco" ocorre no próximo dia 13 de agosto, no município de Barra do Rio Azul (RS). Um dos pontos altos do evento será a troca de informações entre produtores e especialistas. Este ano, para falar sobre o cenário do mercado da carne suína e dos cereais, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) convidou o Prof. Dr. Paulo Tabajara Chaves Costa.

Diretor Técnico e Científico da Vitagri (www.vitagri.com.br), Prof. Dr. Paulo Tabajara é PhD em Nutrição Animal. Em sua palestra, vai apontar alternativas para o produtor, mais do que descrever o que vem acontecendo na cadeia produtiva suína, por exemplo. Afinal, não é segredo: enquanto o rebanho produtivo de carne para subsistência decresceu (-) 26%, no último quinquenio, o rebanho produtivo tecnificado cresceu (+) 25%.

Baseado em "cases" de sucesso que envolvem clientes atendidos com produtos e serviços da Vitagri, o Prof. Dr. Paulo Tabajara vai reforçar que é possível manter-se na atividade desde que se invista na especialização, "que é o caminho para bons resultados na suinocultura".

Especializar-se num determinado ciclo de produção (maternidade, terminação, por exemplo) ajuda a reduzir custos e melhorar a chamada conversão alimentar. No caso específico da nutrição, consegue-se acompanhar mais de perto os animais para que eles aproveitem toda a ração, sem desperdícios. A especialização também auxilia no controle sanitário do rebanho, evitando perdas e gastos com tratamento de enfermidades.

Em outras palavras, Prof. Dr. Paulo Tabajara vai demonstrar que por meio da especialização o pequeno produtor pode alcançar maior tecnologia de produção. "Com maior foco, surge ainda mais facilidade para treinamento de pessoal, muitas vezes os próprios familiares. Enfim, com a especialização a suinocultura deixa de ser uma simples criação. Torna-se um negócio".

Ouça trechos da entrevista concedida pelo Prof. Dr. Paulo Tabajara




Durante o tradicional "Dia do Porco", também serão apresentados os vencedores do "Prêmio Amigo da Suinocultura Gaúcha", voltado à valorização daqueles que atuam no âmbito da política e da comunicação em favor dos produtores do Rio Grande do Sul. As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.