CI

"Economia de escalas não funciona no agronegócio"

Produzir mais não garante eficiência


Durante uma discussão de um painel sobre tecnologias agrícolas no segundo dia do Fórum Multilateral de Investimentos, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Buenos Aires, o Chief Executive Officer (CEO) da empresa argentina de biotecnologia Bioceres, Federico Trucco, afirmou que a economia de escalas não funciona no agronegócio.

"Em um negócio onde 50% a 60% do custo é logística, a escala não vai fazer muita diferença. Pensar em escala já é um conceito velho. Cada vez mais os pequenos negócios estão se mostrando mais eficientes que as estruturas corporativas gigantes. Mas hoje o que vemos é que a solução não está em produzir mais. Nossa proposta ao produtor hoje é aumentar o rendimento financeiro, não de volumes das lavouras", disse Trucco.

Para exemplificar, Trucco utilizou o argumento de uma planta de etanol. "O que vocês acham que funcionaria melhor? Uma planta de etanol que gerencia US$ 300 milhões ou uma pequena planta que conhece bem todos os seus fornecedores, tem seus custos calculados a dedo e tem somente os funcionários realmente necessários?", questionou o executivo.

Presente no painel, o investidor brasileiro Francisco Jardim, fundador da SP Ventures, concordou com a ideia apresentada pelo CEO da Bioceres. "Há cerca de dois anos no Brasil se falava muito de que os pequenos empreendimentos no agronegócio não conseguiriam viver sem apoio do governo e só ficariam os grandes produtores. Hoje se vê que a maioria está equivocada. Há muitas oportunidades para as pequenas propriedades", afirmou Jardim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.