CI

“Estudo Municípios Canavieiros” beneficia quase 265 mil estudantes

A ação educacional, uma iniciativa do Projeto AGORA - uma das principais ações de comunicação institucional integrada do agronegócio brasileiro, abrangeu este ano 100 municípios em nove estados brasileiros


Em 2011, o “Estudo Municípios Canavieiros” ajudou a conscientizar quase 265 mil estudantes brasileiros dos 6º e 7º anos da rede pública de ensino sobre os benefícios sociais, econômicos e ambientais da indústria sucroenergética. Eles se somam aos 317 mil impactados no primeiro ano da iniciativa em 2010, para um total de 582 mil estudantes beneficiados ao longo de dois anos.


A ação educacional, uma iniciativa do Projeto AGORA - uma das principais ações de comunicação institucional integrada do agronegócio brasileiro, abrangeu este ano 100 municípios em nove estados brasileiros (SP, MG, PE, PB, MT, GO, AL, MS, PR). Em comparação com o desempenho de 2010, a edição 2011 do Estudo Municípios Canavieiros contemplou três novos estados: Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

“Em 2010 levamos a proposta a municípios mais populosos. Este ano, optamos por atuar em cidades menores e mais distantes dos grandes centros urbanos, ampliando a participação de comunidades menores, onde a atividade canavieira exerce grande importância no desenvolvimento econômico e social,” explica Solange Buzzetti, coordenadora do AGORA e de projetos especiais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das 11 entidades e oito empresas que compõem o Projeto AGORA.

Cerca de 1.700 escolas públicas participaram do Estudo em 2011. Cada uma recebeu dois kits de material pedagógico produzido para o AGORA pela Editora Horizonte, contendo o Caderno do Professor, com 52 páginas, um conjunto de oito posters e um DVD multimídia com fotos e vídeos. Antes de trabalhar o conteúdo em sala de aula, os educadores passaram por capacitações com orientadores escolhidos especialmente pelo AGORA para atender esta demanda. No total mais de 3.300 kits foram distribuídos.




Abrangência




Boa aceitação

Segundo a coordenadora do Projeto AGORA, a exemplo da edição anterior a iniciativa educacional atendeu as expectativas, tanto dos professores quanto dos alunos e comunidades locais.

“Nas oficinas de encerramento, através de relatos dos educadores e pelos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em sala de aula, observamos que a proposta foi bem aceita. É fato que o Estudo Municípios Canavieiros aproximou a comunidade, as crianças e os profissionais de educação da cultura de cana-de-açúcar. E isso foi feito de uma forma lúdica, com livros criados para tornar as aulas mais dinâmicas,” afirma Buzzetti.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.