CI

"Isso é fazer acontecer", diz Tereza Cristina

Ministra e autoridades abriram a Expointer e acompanharam o desfile dos campeões


Foto: Eliza Maliszewski

O ano de 2020 está diferente e todos sabem. Igualmente todos sabem que o agronegócio também não é o mesmo. É melhor, mais forte e não parou. No começo do ano o calendário seguia seu ciclo. Tivemos duas grandes feiras acontecendo: o Show Rural, em Cascavel (PR) e a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). Ambas movimentaram acima de R$ 2,5 bilhões cada. 

O público se preparava para acompanhar as grandes feiras que vinham a seguir quando  pandemia colocou todos para dentro de casa. Agrishow e Bahia Farm Show resolveram deixar tudo para 2021. Já outras apostaram em formatos digitais. Foi o caso da Agrotins e da AgroBrasília, com espaço para debates e negócios. A Expointer, tradicional feira que encerra o calendário das maiores do Brasil, que aconteceria em agosto foi adiada e, finalmente, reprogramada com formato inovador. O chamado híbrido mescla conteúdo digital e atividades presenciais no parque. A feira começou em 26 de setembro e segue até 4 de outubro.

Nesta sexta-feira (2) ocorreu a abertura oficial no Parque de Exposições Assis Brasil. A cerimônia contou com a presença de inúmeras autoridades do agronegócio como a ministra da Agricultura Tereza Cristina. Ela parabenizou os organizadores pela manutenção do evento. “Isso é vontade de fazer acontecer. Não se deixaram vencer e quando a gente quer fazer, faz e dá certo”, destacou.

VEJA: Expointer inova em formato híbrido

A ministra também fez questão de reconhecer a força do produtor gaúcho que enfrentou uma severa estiagem na última safra com perdas de 40% na soja e mais de 30% no milho. “Não conseguimos fazer tudo que gostaríamos mas estamos aqui hoje, em um dia de chuva, com muita gente plantando a nova safra e esperamos colher mais para diminuir os prejuízos”, acrescentou.

O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior, exaltou a importância da feira para a economia do estado. “A Expointer é do símbolo do agro no Rio Grande do Sul, é nosso cartão postal. Em 2020 vivemos a Covid-19 e chegamos neste momento. No ano passado tivemos 420 mil visitantes. A ideia da Expointer Digital merece o reconhecimento. Não tenho dúvida alguma que esta feira digital vai servir como símbolo da resiliência, resistência, inovação e empreendedorismo”, destacou.

Na oportunidade também foram conhecidos os animais campeões e exaltada a presença da agricultura familiar via drive-thru. Nossa equipe circulou pelo parque para avaliar os negócios e também acompanhou a abertura da feira. Confira no vídeo.

Atualizado em 18h08

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.