CI

“Mecanização não desemprega, supre falta de mão de obra”, afirma Cooxupé

Presidente Carlos Alberto Paulino da Costa falou em coletiva


Na manhã desta quinta-feira, dia 14, o presidente da COOXUPÉ Carlos Alberto Paulino da Costa, acompanhado do vice-presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e do superintendente do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Antônio do Carmo Neves, destacou durante coletiva de imprensa, na 12ª FEMAGRI, que a mecanização da lavoura não significa impulsionar o desemprego. “Ao contrário, mecanizar supre a falta de mão de obra, um dos desafios do setor”, afirma o presidente.

Carlos Paulino também apontou a necessidade do produtor otimizar a mão de obra, o que melhora ainda mais a produção cafeeira permitindo mais competitividade ao grão. “A mecanização implica em capacitação de recurso pessoal. Tecnologias cada vez mais sofisticadas exigem profissionais preparados. Para isso, a COOXUPÉ possui um convênio com o Senar, com o qual hoje renovamos a assinatura, para a realização de cursos de capacitação para nossos cooperados”, diz.

Para viabilizar a mecanização na lavoura de seus cooperados, Carlos Paulino contou que nesta edição da FEMAGRI, além do Finame – que condiciona juros mais baixos para financiamentos em bancos, a COOXUPÉ está oferecendo oportunidades que facilitam as operações comerciais dos produtores de café. “A novidade da cooperativa neste ano é um sistema próprio de financiamento, em que o cooperado pode utilizar o seu café como moeda de troca, parcelando suas compras para as safras de 2013, 2014 e 2015”, contou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.