CI

“O nosso pré-sal é a agricultura”, diz Joe Valle na AGROBRASÍLIA 2011

Segundo o deputado, o campo precisa de mais atenção e investimentos


Segundo o deputado, o campo precisa de mais atenção e investimentos

O deputado distrital Joe Valle (PSB/DF) afirmou, na abertura da AGROBRASÍLIA 2011, na tarde desta terça-feira, 17 de maio, que o campo brasileiro precisa de um olhar mais atento do governo e de ações de apoio para o setor agropecuário avançar cada vez mais. Segundo ele, os números comprovam que este é o principal segmento da economia nacional e por isso precisa de mais investimentos. “O mundo presta atenção no Brasil por causa do pré-sal, mas o nosso pré-sal é a agricultura, é a nossa capacidade de produzir alimentos”, destacou.

Para garantir o sucesso da agropecuária nacional, Joe acredita que algumas medidas são essenciais. O Distrito Federal, por exemplo, necessita de políticas voltadas especialmente à população do campo. O parlamentar elogiou o empenho do governo, mas citou gargalos antigos da área rural, como a necessidade de criação do Batalhão Rural “Precisamos acabar de vez com o fantasma da insegurança nas residências rurais. O povo não aguenta mais”, cobrou. Outra sugestão foi o asfaltamento de vias. “A atual gestão deseja asfaltar 160 km de estradas na zona rural do DF. Asfalto não é luxo. Não é só o aluno que utiliza o transporte escolar que não terá que enfrentar poeira, são caminhões que levam a produção de soja, de milho, de feijão, de farinha de trigo que passarão nessas vias.”

Sobre educação, o deputado afirmou que as escolas das colônias agrícolas precisam de uma nova estruturação e mais qualidade para evitar que o jovem saia do campo. “Os jovens precisam entender que aqui tem pujança e tem qualidade de vida. Ele não precisa sair daqui. Quem vai produzir no futuro? Para isso precisamos qualificá-los e oferecer oportunidades”, enfatizou.

Legislação Ambiental
Em meio à polêmica das mudanças no Código Florestal Brasileiro, Joe disse estar numa linha tênue. Produtor rural orgânico e defensor dos recursos naturais, diz ouvir opiniões de ambos os lados e acredita num consenso para o sucesso do agronegócio sustentável do Brasil. “É importante garantirmos a consolidação das áreas de Reserva Legal e APP para a continuação do desenvolvimento rural com sustentabilidade. Algumas práticas inovadoras podem contribuir muito na tarefa de produzir com qualidade e preservar. O sistema Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura é um deles e o PAD-DF dá exemplo nisso. Enquanto tratamos do Código, precisamos mudar o foco do desequilíbrio ambiental para o meio urbano”, sugeriu ao explicar que muitas cidades brasileiras descumprem a legislação ambiental.

A AGROBRASÍLIA 2011 é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) juntamente com o GDF, por intermédio, da Empresa de Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do DF (Seapa-DF).


Agrobrasília 2011 (Feira de Tecnologias e Negócios) – Entrada franca
Data: 17 a 21 de maio de 2011
Horário: das 9 h às 18 h
Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG).
Site: www.agrobrasilia.com.br

As informações são da assessoria de imprensa do evento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.