CI

“O sindicato é a casa do produtor rural”, diz o presidente da CNA durante Seminário Sindical Rural, em Manaus

Seminário Sindical Rural trouxe diversos palestrantes


Seminário Sindical Rural trouxe diversos palestrantes

Durante dois dias, presidentes de sindicatos rurais de diversos municípios do Amazonas participaram de um evento especialmente dedicado a eles. O Seminário Sindical Rural, promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), trouxe palestrantes para tratar de assuntos que podem contribuir com o desenvolvimento de suas atividades e com o fortalecimento da parceria com entidades representativas.

Além do conhecimento proporcionado pelas palestras, eles receberam a visita do Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior, que aproveitou a sua primeira visita a Manaus para falar diretamente com as pessoas que, para ele, são a base e o esteio da atividade produtiva rural do País.

“Tudo começa no produtor rural. Ele é a força motriz que rege essa grande atividade do setor primário. Mas, o produtor, principalmente em regiões mais isoladas como o Amazonas, precisa entender que nada se consegue sem parceria, sem ajuda”, afirmou. 

Para ele, o sindicato rural é o elo dessa ajuda. “O sindicato é que vai buscar parceria com governo do Estado e com instituições, mas antes precisa ser aquele elemento aglutinador, aquele que cativa o produtor rural para poder se fortalecer”, disse.

E conclamou os presidentes de sindicatos presentes no seminário a se aproximarem mais dos produtores de seus municípios para, a partir daí, promover uma integração mais firme da Federação que os representa e de todo o organismo estadual e federal, o que pode garantir a eles, o desenvolvimento e o progresso de suas atividades.

“Voltem para seus municípios, conversem com os produtores e procurem mostrar a eles que o sindicato é a casa deles, que é onde podem se lamentar, discutir projetos, aprovar ideias, porque assim como a federação, o sindicato é a casa do produtor rural”, continuou.

Fortalecimento do sistema

Na ocasião, Martins também falou sobre a importância do fortalecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (SENAR/AM) para aproximar o produtor rural de seus objetivos.

“Quando iniciamos nossa gestão na Confederação, verificamos que havia uma discrepância muito grande em relação à distribuição de recursos. Vimos que nove Unidades da Federação recebiam 85% dois recursos destinados à aprendizagem rural, enquanto os outros 15% tinham que ser divididos entre os 18 Estados restantes”, constatou.

Para mudar essa realidade, o presidente da CNA, precisou pensar em uma maneira em que todas as unidades do SENAR espalhadas pelo País fossem uma força motora para que os sindicatos pudessem oferecer algo a seus produtores.

“E só havia uma maneira de fazer isso: investindo em capacitação e profissionais qualificados. Assim, chegamos no programa de nivelamento, que culminou no processo seletivo, que povoou o SENAR, também no Amazonas,  de mais profissionais qualificados”.   

E nesse processo, segundo ele, o sindicalismo passou a ter uma motivação maior, pois pôde apresentar, em cada município, propostas de capacitação e melhorais. “Não é trabalho fácil e nem de pouco tempo, mas com certeza dentro de mais algum tempo nos vamos ter um sistema sindical no Brasil bem melhor e mais atuante do que vimos até pouco tempo”, projetou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.