CI

#OndaCaraBranca chega com o Braford em Sinop, no Mato Grosso

O Braford vai produzir touros precoces, com bom rendimento de carcaça



A raça Braford participou pela primeira vez da Exposição do Agronegócio, Indústria e Comércio (EXPONOP), realizada na cidade de Sinop, no Mato Grosso. A Mostra, que chegou em 2017 a sua 33ª edição, contou com uma vasta programação organizada pelo Grupo Braford do Norte, composto pelos criatórios Cabanha & Sementes Chapadão (Chapada Gaúcha-MG), Estância Luz de São João (São Gabriel-RS) e Agropecuária Santa Ana, (Uruguaiana-RS).

Segundo Celso Jaloto, proprietário da Estância Luz de São João e Diretor de Eventos da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), muitos pecuaristas mato-grossenses já trabalham com vacas F1 (cruza de Angus com Nelore) e procuram uma genética ideal para o cruzamento.

“O Braford vai produzir touros precoces, com bom rendimento de carcaça. Além disso, pela rusticidade e excelente adaptabilidade, vai poder ser colocado no campo, que tem selva no entorno devido à proximidade com a Amazônia”, explicou Jaloto, que tem disseminado o Braford no centro-oeste brasileiro e agora vem buscando introduzir a raça como uma excelente opção para Cruzamento Industrial no Nortão do Mato Grosso, como é conhecida a região onde ocorreu a Exposição. “Foi uma experiência interessante”, admitiu ele, “Saímos com a certeza de que o cruzamento industrial é a tônica da vez”.

O Grupo Braford do Norte esteve por lá durante os dias 14 a 18 de junho. Promoveu, também, dentro da 4ª edição do ciclo de palestras da Acrinorte Genética, a divulgação do Programa de Melhoramento Genético Oficial da ABHB/Embrapa para raças Hereford e Braford, o PampaPlus, que possibilita aos associados buscar melhoramento genético de seus plantéis  e de criadores ganhos produtivos de seus rebanhos, através do uso de reprodutores apresentados em seu sumário, fruto da compilação de informações de 58 criatórios, selecionadores de reprodutores e matrizes das raças, de diversas regiões do Brasil.

A palestra ministrada pelo Médico veterinário Bruno Teixeira, consultor do PampaPlus, apresentou os resultados muito satisfatórios do Braford, uma raça sintética oriunda do cruzamento do Hereford com zebuínos que tem crescido de forma vertiginosa no País. Conhecidos por congregar fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e qualidade de carne, os animais também têm plena capacidade de adaptação aos trópicos, exercendo resistência aos ectoparasitas.

Sabor inigualável
A participação pioneira da 33ª EXPONOP ainda incluiu mostra de animais e degustação de Carne Certificada Hereford vinda do Rio Grande do Sul. A procura foi grande e a aceitação e os elogios à carne foram enormes.

“Fantástica! Maravilhosa! Suculenta. Esta degustação nos leva a fazer o cruzamento. Não poderíamos deixar de informar que iremos comprar touros para climatizar e aumentar o rebanho”, informou Dr. Hélio, biólogo, dentista e advogado que agora também está investindo na pecuária.

Quem também esteve por lá visitando o Estande do Grupo Braford do Norte foi o proprietário do frigorífico FRIGOBOM, Sr. João Bombonato. Empresário focado em carne de qualidade, Bombonato contou que a sua planta de Sinop abate em torno de 500 cabeças de gado por dia e se mostrou bastante interessado nas raças HB.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.