CI

“Pequena luz no fim do túnel” para o frango abatido

O processo, por ora, é quase imperceptível


O processo, por ora, é quase imperceptível. Mas já há um princípio de reversão nos preços do frango abatido, que após registrar recuo de mais de 20% entre o início do ano e a semana passada, nos últimos dias de janeiro voltou a apresentar ligeira valorização.


Isso, claro, reflete a retomada lenta e gradativa da vida econômica e social do País e deve se intensificar no decorrer desta e da próxima semana, período em que chegam ao mercado os salários do mês, parte deles (salário mínimo) reajustados em 14%.

Mas não é esse reajuste que irá repor os preços do frango no seu justo valor. O consumidor ainda está endividado. E embora não se disponha de uma indicação sequer aproximada do quanto vem sendo produzido, tudo indica que a oferta continua superior à demanda.

Aliás, a principal indicação nesse sentido vem, exatamente, do comportamento dos preços em janeiro passado. No período, o frango abatido (grande atacado da cidade de São Paulo) alcançou valor médio de R$2,43/kg, um resultado 11,5% inferior ao de janeiro de 2011, ocasião em que o preço médio do frango abatido obteve valorização de quase 25% sobre o mesmo mês do ano anterior.


Em outras palavras, o que foi ganho há um ano acabou sendo perdido quase totalmente agora. Com isso, o frango abatido encerrou o primeiro mês de 2012 com, praticamente, o mesmo valor nominal de janeiro de 2009, quando o preço médio do produto ficou em R$2,40/kg.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.