CI

"Plano de Voo": Alimentos puxam alta dos preços

Alimentos e a alta da inflação


Como muitos que frequentam supermercados e feiras já perceberam, a inflação está aumentando

Como muitos que frequentam supermercados e feiras já perceberam, a inflação está aumentando. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe) registrou alta de 0,68% e surpreendeu os analistas, cujo teto das previsões era 0,67%. Os alimentos in natura foram os grandes responsáveis pela aceleração dos preços. Segundo a Tendências Consultoria Integrada, os grandes vilões do grupo Alimentação, entre a primeira e a segunda quadrissemana de março, foram o tomate (41,27%), batata (31,76%), feijão (5,84%) e carnes bovinas (0,26%). Economistas vêem na raiz da majoração, o tempo seco e protesto na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), na sexta (14). A GO Associados define a alevação como “expressiva” e lembra que o grupo Transportes vem em 2º lugar, com 0,81%.

Otimismo em queda...

O índice de otimismo voltou a cair no primeiro trimestre de 2014 e mais uma vez bateu o nível mais baixo desde que passou a ser calculado. Os CFOs (responsável pelas decisões financeiras das empresas) brasileiros também apontam uma queda continuada nas taxas anuais esperadas de crescimento para emprego (de 2.6% para 2.2%) e gastos de investimento (3.5% para 2.5%). Este quadro contrasta com o resto do mundo, onde o otimismo aumenta.

... em pesquisa trimestral

Estes são alguns dos resultados da pesquisa trimestral Panorama Global dos Negócios (CFO Survey – Global Business Outlook), conduzida pela Duke University, Fundação Getulio Vargas e CFO Magazine com o apoio da BMFBovespa e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. O levantamento contou com 907 CFOs de todo o mundo, sendo 63 brasileiros.

Auditoria em expansão...

Bom exemplo que os setores de consultoria contábil e auditoria continuam em alta é a CPA Associates International (CPAAI), cujas 12 associadas locais, entre elas a paulistana MAP Auditores Independentes, revisaram suas contas para cima. A meta é fechar a década como 2ª maior associação internacional de auditores no continente, crescendo em média 20%.

... com ousadia na estratégia

“Para atingir este objetivo será necessário traçar estratégias mais ousadas para conquistar mercados que não contam com nossa presença, como Paraguai, Bolívia e a região argentina de Cordoba, além de Bahia, Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros”, explica o auditor Marco Antonio Papini, sócio-diretor da MAP e vice-presidente da CPAAI Latin America.

Novo CEO no Brasil

A Bunge anunciou ontem as nomeações de Raul Padilla, atual diretor global de Agronegócio e CEO da Bunge Product Lines, como o CEO da Bunge Brasil, em São Paulo e de Brian Thomsen, hoje diretor global de Product Lines - Grãos & Oleaginosas, que sucederá Padilla. Os nomeados assumirão em 1º de maio.

Direito ambiental

A Faculdade Especializada em Direito (Fadisp) sediou ontem o 1º Congresso de Direito Processual Ambiental da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - SP, com debates, entre outros temas ambientais, sobre ação civíl publica, mandado de segurança e de injunção e ação popular.

Lei Anticorrupção

O escritório Edgard Leite Advogados programou para amanhã, em sua sede em São Paulo, o Fórum de debates Lei Anticorrupção e suas repercussões nas atividades das empresas. Confirmações em [email protected].

Colaboração: Leda Rosa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.