CI

“Sacrificar 3 milhões de matrizes”, determina governo indonésio

Há meses os preços recebidos permanecem abaixo dos custos


De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo da Indonésia determinou à avicultura de corte local que sacrifique 3 milhões de reprodutoras no espaço de duas semanas, pois entende que esse é o único caminho para a reversão dos preços do frango, ultimamente ofertados até de graça para população.

O excesso de produção não é ocorrência nova entre os indonésios. O próprio Ministério da Agricultura cita que em 2018 a avicultura de corte local produziu cerca de 3,6 milhões de toneladas de carne de frango, mas o consumo interno ficou limitado a 3,1 milhões de toneladas.

Em 2019 a situação econômica do setor apenas se agravou, já que há meses os preços recebidos permanecem abaixo dos custos, chegando a ficar aquém do preço mínimo de garantia estabelecido pelo governo. Contava-se com alguma retomada do consumo nos feriados ao final do Ramadã (primeiros dias de junho), mas a demanda continuou muito aquém da oferta.

Buscando reverter essa situação foi determinado o descarte de todas as matrizes de corte com mais de 68 semanas, processo que irá envolver cerca de 3 milhões de reprodutoras. Definiu-se, também, um período específico para a realização desses descartes: exatas duas semanas, entre os dias 25 de junho e 9 de julho – o que deve redundar, mais à frente, em uma redução na oferta de pintos de corte da ordem de 1,5 milhão de cabeças por semana.

E se não funcionar? O governo indonésio já está preparado para essa eventualidade: imporá o sacrifício de todas as reprodutoras de corte com idade superior a 60 semanas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.