CI

“Saída para a Venezuela é investir em agricultura”

Especialista critica postura de apostar no petróleo e abandonar agricultura


O especialista Werner Gutiérrez Ferrer, que é engenheiro agrônomo na Venezuela, afirmou que a principal forma de o país acabar com o problema da fome é investir seriamente na agricultura. Segundo ele, em um artigo escrito para o portal mundoagropecuario.com, a ideia de abandonar a agricultura e focar somente no petróleo acabou instalando a crise “de uma vez por todas”. 

“A destruição do aparelho agroprodutor nacional, refletida em uma queda superior a 65% na produção de todos os itens de 2008 a 2018, era parte do plano de Chávez - Maduro, como um passo anterior para criar dependência e submissão da Venezuela. Literalmente, as pessoas foram forçadas a se refugiar na esmola de um estado manipulador. No final de 2018, 63% da população declararam que eram beneficiários de uma das missões sociais do governo”, comenta. 

Para ele, é essencial gerar mudanças profundas na concepção do modelo econômico-agrícola, afastando-se da onipresença e do protecionismo estatal, direcionando esforços para a construção de um “setor agroindustrial privado robusto, eficiente e competitivo”. “Eu repeti insistentemente, a necessidade urgente de mudar o subconsciente agrícola para o venezuelano. A verdadeira riqueza da nossa nação está em seus campos, no valor e no compromisso de seu povo”, completa. 

“A nossa agricultura com a utilização de novas ferramentas tecnológicas já disponíveis além da fronteira, pode ser expandida para 50 milhões de hectares, colocando-nos entre os top 15 países com o solo disponível, atualmente utilizado, com grande potencial agrícola, animal, silvicultura e mais. Também temos 700 mil km de área estratégica para o desenvolvimento pesqueiro e aquícola”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.