CI

“Sanduíche” de genes protege o trigo da ferrugem

Na Austrália, o trigo é uma indústria de US$ 6 bilhões por ano


Foto: Pixabay

A Austrália espera uma boa safra de trigo neste ano, mas estaria ameaçada por um grande surto de ferrugem do trigo. No entanto, pesquisadores da CSIRO, agência pública científica nacional da Austrália, lideraram um esforço internacional para desenvolver trigos com um nível de resistência mais forte e potencialmente mais duradouro contra doenças da ferrugem, “empilhando” cinco genes de resistência. 

Isto representa um importante avanço em relação aos protocolos convencionais de melhoramento do trigo em que genes de resistência individuais são adicionados um a um. Os pesquisadores desenvolveram novas tecnologias genéticas que combinam e inserem os cinco diferentes genes de resistência do trigo juntos. O agrupamento evita a separação nas gerações subsequentes de reprodução das plantas, de acordo com resultados publicados na Nature Biotechnology. 

O investigador principal da CSIRO, Dr. Mick Ayliffe, disse que esta nova abordagem de construção de múltiplas camadas de proteção tornará muito mais difícil para os patógenos da ferrugem atacarem com sucesso o trigo. “Nossa abordagem é como colocar cinco fechaduras em uma porta - está dificultando a entrada”, disse Ayliffe. 

"Testes de campo rigorosos demonstraram que nossa abordagem de empilhamento de genes forneceu proteção completa contra os patógenos da ferrugem que estávamos almejando. A validação bem-sucedida da eficácia de nossa tecnologia torna esta abordagem uma oportunidade incrivelmente atraente para proteger as safras de cereais em todo o mundo", acrescenta. 

Na Austrália, o trigo é uma indústria de US$ 6 bilhões por ano, e a indústria de grãos australiana em geral sustenta mais de 170.000 empregos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.