CI

“Superárvores” modificadas podem capturar mais carbono

Isso poderia ajudar a agricultura


Foto: Pixabay

A startup Living Carbon usa engenharia genética para desenvolver árvores que podem capturar e armazenar mais carbono do que árvores típicas. No entanto, a introdução de árvores geneticamente modificadas apresenta alguns obstáculos para os pesquisadores e especialmente para as autoridades reguladoras. 

Parte do desafio climático não é apenas fazer a transição para coisas como energias renováveis e carros elétricos, mas também lidar com o excesso de oferta de CO2 que já está na atmosfera terrestre. Em meados do século, segundo uma estimativa, o mundo pode precisar extrair10 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono da atmosfera a cada ano para cumprir as metas do acordo climático de Paris. Até o final do século, esse número pode dobrar para 20 bilhões de toneladas por ano. 

"Plantar árvores sozinho é definitivamente útil", diz Patrick Mellor, cofundador e CTO da Living Carbon. "Mas qualquer maneira de melhorarmos a redução total de dióxido de carbono da fotossíntese, e também melhorar a retenção desse carbono, são maneiras de aumentar muito o potencial de redução total das árvores." 

Se uma floresta pode sequestrar mais carbono do que deveria, também pode ajudar no desafio de encontrar terra suficiente para plantar árvores sem competir com outros usos, como a agricultura. "O que você pode fazer para que, em vez de plantar um bilhão de árvores, tenha apenas que plantar, sabe, 500 bilhões?" diz Maddie Hall, cofundadora e CEO da empresa. "Portanto, você tem muito mais superfície disponível para outras coisas." 

A empresa planeja compartilhar mais detalhes sobre a tecnologia no final do ano, mas se baseia em pesquisas anteriores, incluindo anos de trabalho de outros cientistas que procuram melhorar a fotossíntese em outras plantas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.