CI

“Vocês vão dar a vida por nosso País”, diz presidente do Sistema FAEG/SENAR

O evento que ocorreu em Anápolis fortaleceu os rumos do agronegócio goiano


“Fico emocionado quando vejo as novas lideranças, nossos futuros senadores, vereadores, deputados. O próximo presidente da Faeg pode estar aqui. Precisamos ter persistência! Isso aqui é o coração e o pulmão do nosso sistema. Vocês vão dar a vida por nosso País”, declarou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner, no 2º Encontro de Empreendedores Rurais Jovens. O evento que ocorreu em Anápolis fortaleceu os rumos do agronegócio goiano. Na ocasião, foram apresentados nove grupos do Faeg Jovem, espalhados pelos municípios de Niquelândia, Itaberaí, Caçu, Orizona, Piranhas, Rio Verde, Ipameri, Silvânia e Anápolis.

O momento foi propício para os jovens explanarem as principais ações desenvolvidas por eles, algumas delas, em parceria com a FAEG e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), como exemplo, o Campo Saúde, Festival Receitas no Campo, Programa Proteção de Nascentes, entre outros. Demais ações sociais desenvolvidas pelas lideranças jovens do Estado também foram citadas.

Na ocasião, José Mário falou sobre as "Perspectivas políticas e econômicas para o agronegócio em 2017", destacando a importância do jovem no agronegócio. Para isso, foi feita uma explanação do cenário atual do setor. “O que é bom para o Brasil é bom para a agropecuária”, sinalizou. Como exemplo desta afirmação, o presidente sinalizou os jovens sobre a Proposta de Emenda 

Constitucional 241 (PEC), levando em conta as invasões de jovens nas escolas. Para ele, tais emendas são extremamente necessárias. “O Brasil precisa se posicionar! Precisamos trazer nosso país para o eixo, porque tudo começa em nós. Precisamos de nacionalismo, de amar o Brasil. Afinal, são R$ 120 milhões de déficit por ano”, pontuou.

Como parte de sua apresentação, José Mário, explanou também sobre os Programas de Responsabilidade Social da FAEG e SENAR Goiás - como a Casa de Apoio à Saúde Rural, FAEG SENAR em Ação, Agricultora Urbana, Agrinho, Agrinho Jovem, Útero é Vida, entre outros. “Estamos prontos para estabelecer parcerias importantes para as nossas comunidades, auxiliando na construção do futuro que sonhamos. Quando agregamos sinergia, simbiose e fazendo algo pelo agro podemos fazer mais. Podemos ser destaques no Brasil. Vocês estão no caminho certo, mas precisamos trabalhar mais, com certeza”, falou entusiasmado o presidente.

Programas e ações

O coordenador da FAEG Jovem de Rio Verde, Isaque Teixeira de Castro, 22 anos, lidera hoje um grupo de 30 jovens. Ele conta que o núcleo iniciou em junho deste ano, com apenas 15 pessoas. Para ele, a participação maciça destes jovens permite que novas lideranças sejam integradas. Prova disso, é que atualmente, o grupo conta com diversas ações, umas das principais é o "Sistema de Cotação", ferramenta destinada ao produtor rural, a fim de estabelecer preços sobre os produtos informados, commodities, cotação do dólar, boi e vaca. O sistema é gratuito destinado não apenas para os associados. Hoje, atendemos mais de 1,1 mil pessoas”, destacou Isaque.

Visão do jovem

Jéssica Fernandes Tavares, 25 anos, coordenadora do FAEG Jovem de Anápolis, acredita que o encontro é uma oportunidade de troca de conhecimento e interação, relacionadas à FAEG “Com certeza é uma oportunidade única de mostrar para outro jovem a troca de informações, ideias, fazendo diferença no agronegócio goiano”, sinalizou.

O vice-coordenador do FAEG Jovem de Anápolis, Emanuel Pinheiro de Faria, 24 anos, também reconhece a importância do encontro. Para ele, o evento aproxima os jovens dos Sindicatos Rurais (SRs) e das ações que a Federação e os Sindicatos têm frente aos produtores rurais. “É muito importante encontros como esses, para nós que atuamos no setor agropecuário, já que aqui estamos reunidos com jovens de diversos municípios. Isso nos dá a possibilidade de entrar em contato com as particularidades e os desafios que o setor enfrenta”, ressaltou.
Motivação

O grupo ‘Ice Kizz’, da Agência Q9/Consultoria em Comunicação, representado por dois jovens, foi um dos grandes destaques do encontro. A dupla trouxe motivação e irreverência ao palco, garantindo boas risadas ao público. Durante a palestra eles abordaram a temática do agronegócio, de maneira diferenciada, colocando em pauta a garantia da continuidade do agronegócio goiano e também na sucessão familiar, o momento foi ilustrado com paródias, vídeos e também uma explanação sobre as atuais mudanças do setor. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.