CI

1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso será em setembro

Evento será entre os dias 12, 13 e 14 de setembro

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro produtores rurais, empresários, governo do Estado e pessoas interessadas em discutir soluções em energia limpa, renovável e sustentável, poderão participar do 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso, o BioenergiaMT. O evento que será promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) acontecerá em Cuiabá, no Cenarium Rural.
 
Com o objetivo de discutir a matriz energética e olhar para as oportunidades que Mato Grosso tem para desenvolver a bioenergia, o congresso apresentará soluções viáveis para potencializar os recursos naturais disponíveis no estado. "Tendo em vista as enormes produções de soja, milho, bovinocultura de corte, cana-de-açúcar e possibilidade de plantio de florestas nós acreditamos que temos um verdadeiro pré-sal de energia limpa e sustentável", comenta Ricardo Arioli, coordenador do BioenergiaMT.
 
Segundo Arioli, durante o congresso será possível entender qual é o potencial de produção de biodiesel de Mato Grosso e de etanol de milho e de cana-de-açúcar. Também será discutido o uso de matéria prima gerada a partir de florestas plantadas para a produção de energia térmica e a possibilidade de produção de energia solar. "A intenção é buscarmos políticas públicas e programas para implantarmos tudo isso e no futuro termos uma matriz energética mais sustentável, mais limpa e mais barata. Isto certamente vai atrair investimentos para o estado", acrescenta.
 
A programação do evento está sendo fechada, mas o coordenador adianta que serão trazidos para Mato Grosso grandes nomes da bioenergia no Brasil. "Nós dividimos o congresso em blocos e vamos ter nomes de peso. Estamos procurando trazer o que há de melhor para discutir essa vasta opção de energia renovável que temos aqui no estado".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.