CI

12ª Semana do Alimento Orgânico apresenta oficina de hortaliças a público infantil

Embrapa Clima Temperado faz práticas de multiplicação de batata- doce e palestras sobre tecnologias de base ecológica


A 12ª edição da Semana do Alimento Orgânico conta neste ano com o envolvimento de municípios da Metade Sul. Sob o tema Orgânicos: Plantar Sustentabilidade para Colher Vida, está programada até domingo (5), com a realização de seminários, exposições e degustações de produtos, eventos culturais e educativos, visitas de campo, entre outros. A 12ª Semana é promovida pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Comissão Estadual da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPORG), Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), Emater/RS e Feira Sul Ecológica.
 
A Embrapa Clima Temperado trabalha com a vertente da Agroecologia, tendo uma de suas bases físicas, a Estação Experimental de Cascata (EEC),  indicada como referência  em pesquisa de base agroecológica, a partir de uma visita do consultor da FAO no Brasil, Alan Bojanick, no início deste semestre. E como este período é destaque à produção de alimentos orgânicos, o coordenador técnico da EEC e pesquisador, José Ernani Schwengber, falou como se dá  a produção orgânica de alimentos pela legislação, sendo um modelo que é muito mais que um sistema de produção sem agrotóxicos e pesticidas. "A base da Agroecologia, envolve a questão social, econômica, cultural e ética e, a partir destes princípios se desenha um sistema de cultivos.  Com este sistema, a qualidade de vida das pessoas que consomem alimento orgânico progride, assim como quem produz", defendeu o pesquisador.
 
Segundo ele, os alimentos orgânicos podem ser adquiridos em mercados solidários, ao servir de base de sua economia, assim como, em feiras ecológicas e em mercados convencionais. "O preço é justo tanto para o consumidor, quanto para o agricultor, em função da qualidade do alimento e das boas práticas adotadas", ressaltou José Ernani.
 
Para o assistente técnico regional de manejo dos recursos naturais da Emater/RS, Fernando Horn, um dos diferenciais da agricultura na Metade Sul do Estado é a produção de alimentos orgânicos. Na região, segundo dados da Emater/RS, cerca de 714 famílias se sustentam da produção de base agroecológica, das quais se destacam as culturas de: arroz irrigado e morango, em Canguçu/RS; o feijão, em Piratini e Herval/RS; o milho, em Jaguarão/RS; soja em Arroio Grande/RS e videira em Pelotas/RS.
 
Programação da Embrapa na Semana do Alimento Orgânico
 
Durante esta quinta-feira (2), foi realizado uma oficina de multiplicação de mudas de batata-doce e da forrageira BRS Kurumi, pela engenheira agrônoma Andrea Noronha. Palestras sobre preservação da terra e conservação de humus de minhoca, incluindo também o uso de caldas fitossanitárias e a relação da importância da Agroecologia na produção de mel foram apresentadas pelos pesquisadores José Ernani Schwengber e Luis Fernando Wolff, com a participação da extensionista Patrícia Grimberg. Essa atividade fez parte da agenda da Semana do Alimento Orgânico, voltada ao município de Morro Redondo, tendo como público principal os escolares. 
 
As próximas atividades marcadas para integrar os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa à 12ª Semana acontecem no sábado (5), a Feira Agroecológica na Avenida Dom Joaquim, e no domingo (6), o Piquenique no Museu da Baronesa, em Pelotas/RS. 
 
A 12ª Semana do Alimento Orgânico possui programação paralela realizada, além de Pelotas, nos  municípios de: São Lourenço do Sul, Canguçu, Piratini, Amaral Ferrador, São José do Norte, Rio Grande e Capão do Leão.
 
Serviço:
12ª Semana do Alimento Orgânico 
Onde: Municípios da Metade Sul: Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu, Piratini, Amaral Ferrador, São José do Norte, Rio Grande e Capão do Leão.
Quando: 30/05 a 05/06
Programação Completa: http://www.capa.org.br/blog/programacao-completa-da-semana-do-alimento-organic/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.