CI

13ª Fiaflora Expogarden terá oficinas técnicas gratuitas para profissionais

O objetivo do evento é promover a interação, a capacitação, o treinamento e a troca de informações


Uma das novidades da 13º Fiaflora Expogarden - Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, entre 23 e 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, será o Espaço “Natureza-Viva” – Oficinas Técnicas para Viveiristas, Paisagistas e Jardineiros Profissionais, cujo tema central é “Biodiversidade e Sustentabilidade em Projetos Paisagísticos e na Exploração Econômica das Floras Regionais”.

O objetivo do evento é promover a interação, a capacitação, o treinamento e a troca de informações tecnológicas e comerciais entre paisagistas, produtores profissionais de flores e plantas ornamentais, pesquisadores, empresas públicas prestadoras de serviços de natureza ambiental, profissionais das áreas técnicas afins, fabricantes industriais e artesanais de insumos para a indústria do paisagismo e da jardinagem e demais agentes atuantes na cadeia produtiva, favorecendo o desenvolvimento harmônico, sustentado e eficiente de todo o setor, ressaltando as práticas de sustentabilidade ecológica e ambiental e do tratamento privilegiado das biodiversidades regionais.

“A ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece oficialmente que 40% da economia mundial dependem da biodiversidade por estar presente em inúmeros setores produtivos. Proteger e poupar os recursos naturais representam instrumentos efetivos para a criação das potencialidades para o desenvolvimento e o crescimento contínuos rumo ao futuro”, afirma Teodoro Henrique da Silva, diretor da 13ª Fiaflora Expogarden. “Além da economia, a biodiversidade está diretamente relacionada com as atividades do paisagismo, da jardinagem, do cultivo das flores e plantas ornamentais e da exploração econômica das floras regionais”, acrescenta.

Serão dez oficinas técnicas, realizadas em uma arena própria na feira, com demonstrações e interações práticas entre o instrutor e o participante, que enfatizam os procedimentos de reprodução, cultivo, condução, enxertia, poda, acondicionamento, embalagem, transporte, manuseio e conservação de flores e plantas ornamentais para o correto atendimento das novas demandas da indústria da jardinagem e do paisagismo contemporâneos e da exploração econômica das floras regionais, dentro da visão integrada da sustentabilidade e da proteção da biodiversidade. As oficinas são gratuitas e as vagas são limitadas. Para fazer as inscrições antecipadas, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3845-0828 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]

De acordo com Silva, o espaço também conseguirá identificar as tendências em relação ao consumo de espécies vegetais, insumos, produtos e serviços e caracterizar as formas de apresentação, dimensionamento e adequação à cadeia de suprimento e, no caso das plantas ornamentais, insumos e acessórios, suas formas de acondicionamento, manuseio e transporte nas operações logísticas, desde a área de produção até a sua utilização final nos projetos paisagísticos. “Será, ainda, uma ótima oportunidade para divulgar e promover o segmento de floricultura, plantas ornamentais, paisagismo e jardinagem, cujos processos de produção, colheita, pós-colheita, distribuição e consumo sejam reconhecidamente sustentáveis e protetores das biodiversidades regionais”, explica.

O Espaço “Natureza-Viva” conta com o patrocínio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e com a coordenação técnica da Hórtica Consultoria e Treinamento

Organizada e promovida pela THS Associados Feiras e Exposições, juntamente com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, a 13º Fiaflora Expogarden é parte integrante da Semana Imobiliária São Paulo 2010. Além do Espaço “Natureza-Viva”, a feira ainda contará com mais três eventos paralelos: o 13º Congresso Brasileiro de Paisagismo, a 13ª Mostra Paisagismo e o Espaço Design Floral.

Para visitar a feira, o interessado pode realizar seu pré-credenciamento no site oficial www.expogarden.com.br. O procedimento é rápido, fácil e gratuito. Ao acessar o site, é só responder as questões solicitadas e, em poucos segundos, o sistema irá gerar um código de registro para ser impresso ao final da operação. Quando chegar à Feira, o visitante se dirige a um posto de autoatendimento, similar aos utilizados por companhias aéreas em aeroportos, digita o código gerado e, instantaneamente, terá sua credencial impressa.

Sobre a Semana Imobiliária São Paulo 2010

Programação Espaço “Natureza-Viva”

Data: 23 de setembro – quinta-feira
Tema: Técnicas de cultivo e manejo de espécies nativas e/ou exóticas adaptadas de interesse ornamental
 

Oficina Técnica 01

14h30 – 15h30

Flores e folhagens tropicais de interesse ornamental: papel e relevância dos produtores do Vale do Ribeira (SP) na divulgação, promoção e conservação da biodiversidade.

Instrutores: Cláudia Noemi Gervásio Bilche – SEBRAE – Escritório Regional do Vale do Ribeira/SP e representantes das associações de produtores de flores e plantas ornamentais do Vale do Ribeira.

Lançamento do Catálogo de Plantas Ornamentais do Vale do Ribeira (SP)

Oficina Técnica 02

17h00 – 18h00

Plantas de pequeno e médio portes: técnicas de cultivo e manejo recomendadas para a multiplicação de espécies nativas e/ou exóticas adaptadas de interesse ornamental.

Instrutor: Jean-Marie Veauvy - Clonagri, Artur Nogueira/SP

Data: 24 de setembro – sexta-feira
Tema 1: Certificação da qualidade de viveiros de espécies ornamentais nativas e/ou exóticas adaptadas.
Tema 2: Técnicas de cultivo e manejo de espécies nativas e/ou exóticas adaptadas de interesse ornamental

Oficina Técnica 03

14h30 – 15h30

Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil: Produção Sustentável e Certificação de Flores no Brasil.

Instrutor: Marcus Vinicius De Miranda Martins – Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

Oficina Técnica 04

17h00 – 18h00

Técnicas de cultivo e manejo recomendadas para a multiplicação de orquídeas nativas dos diversos biomas brasileiros e exóticas adaptadas.

Instrutor:Erwin BohnkeSítio das Palmeiras/SP

Data: 25 de setembro – sábado
Tema 1: Saberes especializados, técnicas e instrumentos para o conhecimento, divulgação e preservação da biodiversidade. Conhecendo algumas profissões.
Tema 2: Instalação, gestão e legalização de viveiros de espécies ornamentais nativas e/ou exóticas adaptadas.

Oficina Técnica 05

11h00 – 12h00

O conhecimento botânico especializado e suas contribuições ao trabalho do viveirista e do paisagista na divulgação e preservação da biodiversidade.

Instrutor: Harri Lorenzi – Instituto Plantarum, Nova Odessa/SP

Oficina Técnica 06

14h30 – 15h30

Aspectos normativos, legais e fitossanitários da atividade viveirista.

Instrutora: Rosângele Balloni Gomes – Fiscal Federal Agropecuário, UTRA/ MAPA, Campinas/SP

Oficina Técnica 07

17h00 – 18h00

Como montar e gerir viveiros especializados no cultivo e comercialização de espécies nativas regionais e/ou exóticas adaptadas de interesse ornamental: Aspectos Técnicos da Atividade.

Instrutor: Victor Branco de Araújo – Diretor do Centro de Produção de Mudas do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes – DSMM da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Campinas/SP

Data: 26 de setembro – domingo
Tema: Saberes especializados, técnicas e instrumentos para o conhecimento, divulgação e preservação da biodiversidade. Conhecendo algumas profissões.

Oficina Técnica 08

11h00 – 12h00

O conhecimento e o uso da terminologia botânica:  contribuições ao trabalho do viveirista e do paisagista na divulgação e preservação da biodiversidade.

Instrutor: Luís Carlos Bernacci – Pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas – IAC, Campinas/SP

Oficina Técnica 09

14h30 – 15h30

Técnicas aplicadas de ilustração botânica, seu papel e relevância no conhecimento e na preservação da biodiversidade

Instrutora: Maria Cecília Tomasi - Ilustradora do Instituto Jardim Botânico de São Paulo

Oficina Técnica 10

17h00 – 18h00

Técnicas aplicadas de fotografia de flores e plantas ornamentais, seu papel e relevância no conhecimento e na preservação da biodiversidade

Instrutor: Valério Romahn - Fotógrafo da Revista Natureza

 Mais informações da feira e dos eventos simultâneos:

13ª Fiaflora Expogarden - Feira internacional de negócios de paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura
Data: 23 a 26 de setembro de 2010
Horário: Quinta e Sexta (23 e 24/9): das 12h às 21h
Horário: Sábado e Domingo (25 e 26/9) das 10 às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi. Av. Olavo Fountora, 1209, Santana, São Paulo-SP.
Site: www.expogarden.com.br
Central de atendimento: (11) 3845-0828 / [email protected]
OBS: Não é permitida a entrada para menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.

As informações são da assessoria de imprensa da Fiaflora Expogarden.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.