CI

155 mil hectares foram danificados pelo Dicamba 

Um dos principais problemas é a interferência do Dicamba em outras culturas


Cientistas da University of Missouri Extension acreditam que, até o dia 15 de junho, cerca de 155 mil hectares de soja foram danificados pelo defensivo químico Dicamba nos Estados Unidos. Isso acontece devido à alta volatilidade do produto, que acaba se espalhando para áreas não tolerantes à fórmula. 

De acordo com Kevin Bradley, especialista em ervas daninhas da University of Missouri Extension, dos 15 departamentos de agricultura dos Estados que responderam ao pedido de informações, apenas 43 casos estão sob investigação. Ele afirma ainda que 13 estados confirmaram que não identificaram nenhum problema causado pelo Dicamba nas suas lavouras de soja. 

“Nesta região [Missouri], estou convencido de que a adoção do traço Xtend no algodão e na soja é tão alta quanto em qualquer lugar do país. Muitos produtores nesta área adotaram a característica Xtend para não sofrerem dano de Dicamba em sua safra de soja pela terceira temporada consecutiva”, explica. 

No entanto, Bradley afirma que um problema constante que vem sendo notado é a interferência do Dicamba em outras culturas, a chama deriva. Embora não sejam registradas oficialmente pelos departamentos regionais de agricultura, as lesões estão ocorrendo principalmente na cultura do algodão, que sofre também com o 2,4-D. 

"Assim como nas duas últimas temporadas, ainda há campos de soja não-Xtend nessa área, mostrando lesões de uma ponta à outra. Mais surpreendente para mim do que isso tem sido a extensão das árvores que estão mostrando sintomas de lesão por herbicida regulador de crescimento naquela parte do estado onde a adoção desse traço é tão alta", fala. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.