CI

2º Famato em Campo mostra exemplos de fazendas tecnológicas

O evento começa a partir de junho


Em 2011, o Sistema Famato promove a 2ª edição do “Famato em Campo”. O evento começa a partir de junho e busca mostrar exemplos bem-sucedidos de propriedades rurais que utilizam tecnologia e soluções alternativas para produzir com qualidade e sustentabilidade, melhorando a rentabilidade.

As propriedades selecionadas para este ano são a estância Anna Sophia, em Cuiabá, Fazenda Irmãos Santos, em São José dos Quatro Marcos, e a fazenda Delicious Fish, que fica no distrito de Primaverinha entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso.

O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, explica que o objetivo do “Famato em Campo” é proporcionar aos visitantes conhecimento e soluções tecnológicas para reduzir custos de produção e aumentar a produtividade tanto na agricultura como na pecuária. O evento é gratuito e destinado para produtores rurais, pesquisadores, técnicos, acadêmicos, empresários, lideranças do agronegócio e jornalistas.

Durante o evento, o público conhecerá o sistema produtivo e a tecnologia adotada em cada propriedade. Na estância Anna Sophia, por exemplo, o proprietário Arno Schneider, que sediará pela primeira vez o evento da Famato, diz que os pecuaristas receberão informações valorosas para modernizar a pecuária. Segundo ele, o lema principal será “um hectare pode mais”, ou seja, os pecuaristas podem produzir mais em apenas um hectare de área. Para isso, o dia de campo na fazenda de Schneider será dividido em três momentos importantes com palestras sobre o boi de ciclo curto, adubação de pastagens e sistema de exploração silvipastoril (que é a combinação de árvores, pastagem e gado produzidos numa mesma área e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área).

“Temos dados suficientes para divulgar a viabilidade técnica e econômica da produção de boi de ciclo curto, adubação de pastagem e implantação do sistema silvipastoril. Tenho certeza de que todos que participarem desse dia de campo irão levar alguma coisa boa de volta para suas propriedades e poderão aplicar pelo menos algumas dessas tecnologias para iniciar um processo de revolução e de modificação da produtividade do gado de corte”, afirma Schneider.

Na fazenda Irmãos Santos, em São José dos Quatro Marcos, cujo foco é a pecuária leiteira, os participantes receberão informações sobre nutrição animal, higienização de ordenha mecânica e manual, manejo e pastagens. Na propriedade Delicious Fish, que tem o foco na produção de peixe, o público fará visitas ao laboratório da fazenda para conhecer os processos de recria e engorda em lagos e tanques rede.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é a entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado. Sua estrutura administrativa inclui ainda o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Esse conjunto de entidades forma o Sistema Famato.

As informações são da assessoria de imprensa da Ascom Sistema Famato/ Senar-MT.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.