CI

2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação será realizado no dia 11

Ação faz parte do Plano Estratégico do PNEFA e é promovida pelo Governo de Goiás,

Foto: Eliza Maliszewski

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Sistema Faeg Senar e o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec) realizam na próxima sexta-feira (11/12) o 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. A participação é gratuita e as palestras serão apresentadas ao vivo, a partir das 14 horas, no canal da Seapa Goiás no Youtube (www.youtube.com/seapagoias).

A iniciativa é voltada para produtores rurais, representantes de sindicatos e entidades do setor, médicos veterinários do setor privado, servidores e técnicos ligados à área, bem como professores e alunos dos cursos de ciências agrárias. Também são convidados representantes de leiloeiras, frigoríficos, revendas de produtos veterinários e demais interessados.

A ação faz parte das atividades de implementação do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) para evolução do status sanitário da doença em Goiás. Serão abordados nas palestras o panorama nacional da evolução do Plano Estratégico, avanços e ações que estão sendo executadas no Estado pelas entidades participantes, bem como a interação entre instituições na condução do Plano Estratégico. O grupo compõe a Equipe Gestora Estadual do PNEFA.

Conforme explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o evento é uma importante forma de divulgação das atividades desenvolvidas pela equipe gestora, ao mesmo tempo em que atua no direcionamento de ações necessárias por parte dos produtores, técnicos e gestores. "O Governo do Estado e demais parceiros têm atuado fortemente no cumprimento das ações preconizadas no Plano. Como parte desse trabalho, também é importante o trabalho na divulgação de informações corretas, uma vez que a pecuária está presente nos 246 municípios goianos", explica. "Cumprindo a determinação do governador Ronaldo Caiado, vamos, em breve, alcançar todas as metas para entrarmos definitivamente no status de livre da aftosa sem vacinação."

Sobre o PNEFA
O objetivo geral do Plano é criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre de febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

O prazo estabelecido originalmente pelo Mapa para a mudança do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação para o Bloco IV, que Goiás integra, era maio de 2021, mas em razão da pandemia do novo coronavírus o cronograma foi prorrogado. Ainda assim, o Estado mantém em andamento o cumprimento das ações previstas no PNEFA.

O Estado possui o 2º maior rebanho bovino do País, ultrapassando a marca de 22 milhões de cabeças. A bovinocultura, tanto de corte quanto de leite, está difundida em todos os 246 municípios do Estado de Goiás, gerando emprego e renda no campo e na cidade.

Programação completa - 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação
14h - Abertura
14h30 - Situação da Febre Aftosa e os avanços do Plano Estratégico no Brasil - Méd. Vet. Ana Carla Vidor (Mapa) 
15h30 - Ações para implantação do Plano Estratégico no Estado de Goiás - Méd. Vet. Antônio do Amaral Leal (Agrodefesa)  
16h - Fundos privados e sua atuação no Plano Estratégico - Méd. Vet. Uacir Bernardes (Fundepec) 
16h30 - Sistema Faeg, do campo à cidade - Méd. Vet. Marcelo Penha e Méd. Vet. Antônio Pinto (Faeg) 
17h - Perguntas 
17h30 - Encerramento

Serviço
2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação
Data: 11 de dezembro (sexta-feira)
Horário: das 14h às 17h30
Youtube Seapa Goiás (www.youtube.com/seapagoias)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.