20% do milho safrinha já foi vendido antecipadamente no MS
CI
Agronegócio

20% do milho safrinha já foi vendido antecipadamente no MS

1,5 milhão de toneladas
Por: -Leonardo Gottems

Os produtores de Mato Grosso do Sul já venderam 1,5 milhão de toneladas do milho safrinha antes do início da colheita, revelou o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito. Isso equivale a 20% da produção total estimada para o ciclo: de 7,4 milhões de toneladas, segundo a Associação dos Produtores de Soja desse estado. Cerca de 200 mil toneladas serão exportadas.

 
Foi destinada a mesma área de 1,5 milhão de hectares para o plantio deste ano do milho safrinha. A expectativa de produtividade média é de 82 sacas por hectare – menor que a do ciclo passado (83 sacas por hectare). 

“A queda na produtividade acontece devido ao fato de os agricultores terem optado por sementes com menos tecnologias, estratégia para lidar com os preços que não estavam atrativos no período de aquisição dos insumos”, afirma Saito.

De acordo com o Informativo Casa Rural, elaborado pela equipe técnica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), entre janeiro e fevereiro, período de plantio do milho safrinha, a cotação em torno de R$ 18 a saca de 60 quilos, em determinadas praças do Estado, desestimulou o emprego de tecnologias de maior potencial produtivo. O preço máximo atingido neste ano foi registrado em abril, atingindo a média estadual de R$ 25,38 a saca.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink