CI

3ª Festa Estadual do Milho de Ijuí celebra colheita do grão no RS

Evento será realizado neste domingo (23.01)


O encerramento da safra verão de milho no Rio Grande do Sul será comemorado neste domingo, dia 23. A 3ª Festa Estadual do Milho de Ijuí celebra a colheita do grão no Estado gaúcho, que está estimada em quase 5 milhões de toneladas de acordo com sexto levantamento da safra de grãos 2013/14 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA). “Estamos no final da colheita, mas acreditamos que a grande região de Ijuí deva representar até 30% [1,5 mi/t] da safra de milho nosso Estado”, disse Cláudio de Jesus, presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS).
 
Em seu terceiro ano, a festa se tornou uma tradição por reunir produtores e visitantes que são atraídos pelas deliciosas guloseimas. “Esta é uma boa oportunidade para comemorar o fim da colheita com os quase 30 mil produtores da nossa região”, comentou Cláudio.
 
Além da Apromilho, a festa tem o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esportes de Ijuí. O evento será realizado no novo salão da Paróquia Cristo Rei – organizadora da festa – no bairro Assis Brasil, a partir das 10 horas.
 
Novidades
 
Nhoque de milho, purê de milho com bacon, doce de milho, quindim de milho com cenoura, sonho e pizza com massa de milho. Essas são as deliciosas novidades que prometem agradar o paladar de quem visitar a terceira edição da Festa neste domingo.
 
As receitas que serão apresentadas foram vencedoras do “1º Concurso de Preparação à base de milho” organizado especialmente para o evento. Cerca de uma tonelada de milho verde (in natura) foi usada para preparação dos pratos tradicionais do cardápio da Festa, como bolo milho, pamonhas, polenta, cuscuz, rosca, pudim e muffins.
 
Sobre a Abramilho

A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) é uma entidade civil que mantém como afiliados associações estaduais, independentes ou em parceria nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Piauí e também no Distrito Federal. A Abramilho tem sede em Brasília e foi criada em 2007, como um movimento espontâneo dos produtores de milho pela necessidade de se organizarem diante dos desafios nacionais e internacionais vivenciados pela cultura nos últimos anos. Visite www.abramilho.org.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.