3ª Festa Estadual do Milho de Ijuí celebra colheita do grão no RS
CI
Agronegócio

3ª Festa Estadual do Milho de Ijuí celebra colheita do grão no RS

Evento será realizado neste domingo (23.01)
Por:
O encerramento da safra verão de milho no Rio Grande do Sul será comemorado neste domingo, dia 23. A 3ª Festa Estadual do Milho de Ijuí celebra a colheita do grão no Estado gaúcho, que está estimada em quase 5 milhões de toneladas de acordo com sexto levantamento da safra de grãos 2013/14 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA). “Estamos no final da colheita, mas acreditamos que a grande região de Ijuí deva representar até 30% [1,5 mi/t] da safra de milho nosso Estado”, disse Cláudio de Jesus, presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho-RS).
 
Em seu terceiro ano, a festa se tornou uma tradição por reunir produtores e visitantes que são atraídos pelas deliciosas guloseimas. “Esta é uma boa oportunidade para comemorar o fim da colheita com os quase 30 mil produtores da nossa região”, comentou Cláudio.
 
Além da Apromilho, a festa tem o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esportes de Ijuí. O evento será realizado no novo salão da Paróquia Cristo Rei – organizadora da festa – no bairro Assis Brasil, a partir das 10 horas.
 
Novidades
 
Nhoque de milho, purê de milho com bacon, doce de milho, quindim de milho com cenoura, sonho e pizza com massa de milho. Essas são as deliciosas novidades que prometem agradar o paladar de quem visitar a terceira edição da Festa neste domingo.
 
As receitas que serão apresentadas foram vencedoras do “1º Concurso de Preparação à base de milho” organizado especialmente para o evento. Cerca de uma tonelada de milho verde (in natura) foi usada para preparação dos pratos tradicionais do cardápio da Festa, como bolo milho, pamonhas, polenta, cuscuz, rosca, pudim e muffins.
 
Sobre a Abramilho

A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) é uma entidade civil que mantém como afiliados associações estaduais, independentes ou em parceria nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Piauí e também no Distrito Federal. A Abramilho tem sede em Brasília e foi criada em 2007, como um movimento espontâneo dos produtores de milho pela necessidade de se organizarem diante dos desafios nacionais e internacionais vivenciados pela cultura nos últimos anos. Visite www.abramilho.org.br

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink