CI

30ª edição da ChapadaFest marca o resgate cultural das tradições

Festa típica mais conhecida na região está celebrando 30 anos


A festa típica mais conhecida na região está celebrando 30 anos. A ChapadaFest já faz parte do calendário local e de toda a região. Neste ano, a 30ª edição da Festa e 15ª edição da Feira de Exposições traz novidades aos visitantes que passam pelo município, até domingo (11 a 20/01). Quem prestigiar o evento poderá acompanhar uma programação recheada de muitas atrações culturais e conhecer as potencialidades do município. Até domingo (20/01), muitos visitantes são esperados pelos expositores da Feira e também para participação da programação da ChapadaFest.

No setor da agricultura familiar, produtores e agroindústrias locais estão comercializando diferentes produtos, no espaço da Feira do Produtor. No pavilhão ao lado, artesãs do município também estão expondo e comercializando uma grande variedade de peças de artesanato, como tapetes, cuias, guardanapos, bonecas, entre outros produtos, fabricados com diferentes técnicas, bordados, aplicações, crochê, patchwork, e muito mais. "A participação dos produtores na ChapadaFest é importante para mostrar a diversidade de produtos da agricultura familiar, as formas organizativas para esse setor, como a Associação dos Artesãos, além de ser uma excelente oportunidade de comercialização", informou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Odete Finck.

A beleza do espaço organizado pela Emater/RS-Ascar tem atraído muitos visitantes. A temática técnica destaque desse ano no espaço é saneamento básico e ambiental. O desenvolvimento de ações socioambientais está solidamente vinculado ao trabalho de assistência técnica e extensão rural e social da Emater/RS-Ascar. Práticas desse segmento constituem uma das diretrizes estratégicas da Instituição para estimular a adoção de tecnologias socialmente justas e ambientalmente adequadas aos recursos disponíveis, direcionando o acesso ao conhecimento para o processo de produção limpa, eficiente e sustentável, sem perda da competitividade. 

Por essa razão, o destaque apresentado pela Instituição durante a 30ª ChapadaFest foram as ações realizadas envolvendo saneamento básico e ambiental. Proteção de nascentes, compostagem e limpeza dos reservatórios de caixa d?água, foram algumas das ações expostas no espaço da Emater/RS-Ascar aos visitantes, com explicações técnicas. Durante todo o ano, a equipe da Emater/RS-Ascar acompanha as famílias do meio rural e desenvolve essas ações que visam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida.

Os pavilhões da Feira de Exposições abrem todos os dias, às 16h. A programação da ChapadaFest segue até domingo (20/01), com encerramento da Feira de Exposições às 21h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.