CI

30ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano propõe olhar no futuro

Evento reunirá criadores de todas as partes do mundo, entre os dias 25 e 29 de maio, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP)


A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) prepara para entre os dias 25 e 29 de maio sua 30ª Exposição Internacional, conhecida como o maior evento da raça nas Américas.

Na edição deste ano, o encontro propõe um olhar para o futuro da raça, com atenção especial ao debate e troca de ideias. O Lusitano tem avançado em diversas competições esportivas e conquistado novos adeptos em todos os cantos do mundo. Com o crescimento, a necessidade de multiplicação de conhecimento e intercâmbio de opiniões é cada vez maior.


“Estamos organizando um evento de alto nível. Criadores e simpatizantes do Cavalo Lusitano terão uma completa lista de atrações e cinco dias para conversar sobre os caminhos que a raça poderá trilhar”, comenta Marcelo Vasconcellos, superintendente da ABPSL.

No total, são esperados cerca de 400 animais para disputas e apresentações especiais, entre provas morfológicas, esportivas e exibições de beleza, docilidade e funcionalidade do Cavalo Lusitano. Destaques para a realização do CDI3* (Concurso de Adestramento Internacional) e CAN (Concurso de Adestramento Nacional) ? chancelados pela Federação Equestre Internacional e pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) ? e para a 1ª etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho. Uma Copa de Adestramento, sempre com número recorde de conjuntos participantes na modalidade, e um Concurso de Salto completam a programação da 30ª Exposição Internacional. Completam a agenda do evento, um coquetel seguido de um jantar de confraternização, com a presença de importantes personalidades do esporte equestre e da equinocultura nacionais.

Os Concursos de Morfologia sempre merecem atenção especial de todos. Com cinco categorias de machos e seis de fêmeas, a mostra reunirá, como de costume, alguns dos melhores exemplares da raça no mundo, em uma disputa acirrada que só será definida no último dia, com a realização dos Grandes Campeonatos.

Anexos à programação do encontro acontecerão, também no Clube Hípico de Santo Amaro, diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização de juízes. A belga Mariette Withages, ex-diretora de Adestramento da FEI e atual presidente do International Dressage Official Club ministrará um Curso de Juízes Internacionais de Adestramento 3* e 4*. Além disso, acontecerá o Curso de Juízes de Adestramento Para-Equestre, com o português Carlos Lopes, uma palestra para juízes de Equitação de Trabalho com a lusa Claudia Matos, seguida de uma aula prática, somada à presença e discurso de João Ralão Duarte, presidente da Wawe (Associação Mundial de Equitação de Trabalho).

Programação

25/05 - Quarta-feira
14h - Pista Principal (Morfologia Machos - 3ª, 4ª e 5ª categorias)
19h - Pista Principal (Aprovação de Garanhões)
20h - Restaurante (Abertura Oficial, Homenagens e Jantar de Confraternização)

26/05 - Quinta-feira
8h - Pista Principal (Morfologia Machos - 1ª e 2ª categorias)
9h - Pistas de Adestramento (Equitação de Trabalho, etapa Ensino - 2 pistas)
10h - Inspeção Veterinária para CAN
13h - Pista Principal (Morfologia Fêmeas - 1ª, 2ª e 3ª categorias)
14h - Inspeção Veterinária para CDI3*
19h - Pista Principal (Salto)

27/05 - Sexta-feira
8h - Pista Principal (Morfologia Fêmeas - 4ª, 5ª e 6ª categorias)
A seguir - Pista Principal (Melhor Cabeça)
9h – Pistas de Adestramento (CAN, Copa de Adestramento - duas pistas)
15h - Pista Principal (Progênies)
18h - Pista Principal (CDI3*)

28/05 - Sábado
8h - Pista Principal (Equitação de Trabalho, etapa Maneabilidade)
9h – Pistas de Adestramento (CAN, Copa de Adestramento - duas pistas)
14h - Pista Principal (CDI3*)
20h - Pista Principal (Equitação de Trabalho, etapa Velocidade)
29/05 - Domingo
8h - Pista Principal (CDI3*)
13h30 - Pista Principal (Grandes Campeonatos)
15h30 - Premiação e Encerramento

A 30ª Exposição Internacional do Cavalo Puro-Sangue Lusitano é apresentada pelo Banco Santander, com oferecimento da Avallon Blindagens, Companhia Athletica, Haras LS e Redecard. Apoio: Haras do Drosa.
 
As informações são da Bureau Comunicação & Marketing

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.