30ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano propõe olhar no futuro

Agronegócio

30ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano propõe olhar no futuro

Evento reunirá criadores de todas as partes do mundo, entre os dias 25 e 29 de maio, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP)
Por: -Joana
2061 acessos
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) prepara para entre os dias 25 e 29 de maio sua 30ª Exposição Internacional, conhecida como o maior evento da raça nas Américas.

Na edição deste ano, o encontro propõe um olhar para o futuro da raça, com atenção especial ao debate e troca de ideias. O Lusitano tem avançado em diversas competições esportivas e conquistado novos adeptos em todos os cantos do mundo. Com o crescimento, a necessidade de multiplicação de conhecimento e intercâmbio de opiniões é cada vez maior.


“Estamos organizando um evento de alto nível. Criadores e simpatizantes do Cavalo Lusitano terão uma completa lista de atrações e cinco dias para conversar sobre os caminhos que a raça poderá trilhar”, comenta Marcelo Vasconcellos, superintendente da ABPSL.

No total, são esperados cerca de 400 animais para disputas e apresentações especiais, entre provas morfológicas, esportivas e exibições de beleza, docilidade e funcionalidade do Cavalo Lusitano. Destaques para a realização do CDI3* (Concurso de Adestramento Internacional) e CAN (Concurso de Adestramento Nacional) ? chancelados pela Federação Equestre Internacional e pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) ? e para a 1ª etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho. Uma Copa de Adestramento, sempre com número recorde de conjuntos participantes na modalidade, e um Concurso de Salto completam a programação da 30ª Exposição Internacional. Completam a agenda do evento, um coquetel seguido de um jantar de confraternização, com a presença de importantes personalidades do esporte equestre e da equinocultura nacionais.

Os Concursos de Morfologia sempre merecem atenção especial de todos. Com cinco categorias de machos e seis de fêmeas, a mostra reunirá, como de costume, alguns dos melhores exemplares da raça no mundo, em uma disputa acirrada que só será definida no último dia, com a realização dos Grandes Campeonatos.

Anexos à programação do encontro acontecerão, também no Clube Hípico de Santo Amaro, diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização de juízes. A belga Mariette Withages, ex-diretora de Adestramento da FEI e atual presidente do International Dressage Official Club ministrará um Curso de Juízes Internacionais de Adestramento 3* e 4*. Além disso, acontecerá o Curso de Juízes de Adestramento Para-Equestre, com o português Carlos Lopes, uma palestra para juízes de Equitação de Trabalho com a lusa Claudia Matos, seguida de uma aula prática, somada à presença e discurso de João Ralão Duarte, presidente da Wawe (Associação Mundial de Equitação de Trabalho).

Programação

25/05 - Quarta-feira
14h - Pista Principal (Morfologia Machos - 3ª, 4ª e 5ª categorias)
19h - Pista Principal (Aprovação de Garanhões)
20h - Restaurante (Abertura Oficial, Homenagens e Jantar de Confraternização)

26/05 - Quinta-feira
8h - Pista Principal (Morfologia Machos - 1ª e 2ª categorias)
9h - Pistas de Adestramento (Equitação de Trabalho, etapa Ensino - 2 pistas)
10h - Inspeção Veterinária para CAN
13h - Pista Principal (Morfologia Fêmeas - 1ª, 2ª e 3ª categorias)
14h - Inspeção Veterinária para CDI3*
19h - Pista Principal (Salto)

27/05 - Sexta-feira
8h - Pista Principal (Morfologia Fêmeas - 4ª, 5ª e 6ª categorias)
A seguir - Pista Principal (Melhor Cabeça)
9h – Pistas de Adestramento (CAN, Copa de Adestramento - duas pistas)
15h - Pista Principal (Progênies)
18h - Pista Principal (CDI3*)

28/05 - Sábado
8h - Pista Principal (Equitação de Trabalho, etapa Maneabilidade)
9h – Pistas de Adestramento (CAN, Copa de Adestramento - duas pistas)
14h - Pista Principal (CDI3*)
20h - Pista Principal (Equitação de Trabalho, etapa Velocidade)
29/05 - Domingo
8h - Pista Principal (CDI3*)
13h30 - Pista Principal (Grandes Campeonatos)
15h30 - Premiação e Encerramento

A 30ª Exposição Internacional do Cavalo Puro-Sangue Lusitano é apresentada pelo Banco Santander, com oferecimento da Avallon Blindagens, Companhia Athletica, Haras LS e Redecard. Apoio: Haras do Drosa.
 
As informações são da Bureau Comunicação & Marketing

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink