CI

36% da área de soja já foi colhida

O Mato Grosso segue na liderança com 71% de sua área já colhida


O Brasil já colheu aproximadamente 36% da área cultivada com soja neste ciclo, segundo informações divulgadas pela empresa de consultoria agrícola especializada em soja e milho AgRural, nesta quinta-feira (14.02). Nesse cenário, em comparação, o número ficou bem acima dos 26% de uma semana antes, dos 17% do mesmo período no ano passado e dos 19% que foram registrados na média de cinco anos. 

Quando o segmento é dividido entre os estados brasileiros, o Mato Grosso segue na liderança, com 71% de sua área já colhida, seguido por Goiás (52%) e Paraná (38%). Esse número pode saltar abruptamente nos próximos meses, já que os estados do Rio Grande do Sul e Piauí não aparecem neste mapa devido ao seu calendário mais tardio. 

Mesmo com a colheita continuando em ritmo acelerado e com grande vantagem por sobre a safra do ano passado e também da média histórica, é possível que os ganhos sejam piores já que ela perdeu um pouco de ritmo em algumas áreas devido às chuvas registradas em boa parte do país na semana passada. Como resultado dessas precipitações, algumas cargas saírem do campo com umidade elevada, mas não chegaram a causar problemas de qualidade. Segundo a AgRural, as chuvas foram até “bem-vindas em áreas que ainda estão enchendo grãos, com destaque para os estados do Matopiba e para o Rio Grande do Sul”. 

“Em 7 de fevereiro, a AgRural reduziu sua estimativa de produção de soja na safra 2018/19 do Brasil de 116,9 milhões para 112,5 milhões de toneladas devido ao tempo quente e seco de janeiro, que prejudicou as lavouras de vários estados do país. No início de janeiro, a produção já havia sido cortada de 121,4 milhões para 116,9 milhões de toneladas. Uma nova revisão será divulgada em março”, disse a consultoria. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.