CI

44ª edição da Exposul acontece em Rondonópolis

Rondonópolis sedia a 44ª edição da Exposul.


Rondonópolis sedia este ano, de 08 a 13 de agosto próximo, a 44ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul), maior e mais importante exposição agropecuária do estado e, uma das dez maiores do Brasil, de acordo com ranking dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, do Turismo.

Como acontece tradicionalmente, a exposição além de se constituir num Mix de eventos comerciais, políticos e populares, assume sua importância técnica para o agronegócio regional, em razão da sua linha de debates e encontros setoriais, onde produtores rurais se encontram com representantes de governos, instituições oficiais de crédito e multinacionais do setor, para discutir e defender interesses do segmento da produção rural.

Este ano, mantendo seu formato, realizará, pela segunda vez, a Vitrine Agropec, de 08 a 10 de agosto, com o objetivo principal representado pela difusão de tecnologia, apresentação de novos produtos e, agrodinâmica de máquinas e equipamentos voltados para a produção rural. Paralelamente será realizada a linha de palestras e apresentações técnicas, envolvendo palestrantes, técnicos e especialistas de todo o país, que responderão por temas atuais, oportunos e de interesse do produtor rural, além do tradicional Torneio Leiteiro Regional, envolvendo o melhor do rebanho leiteiro do sul de Mato Grosso e, os julgamentos raciais da raça Nelore, válidos para o Ranking Nacional da ABCZ.

A cidade sente, de forma direta, os efeitos socioeconômicos da Exposul.  Da malha aeroviária que amplia sua utilização à rede de hotéis que aumenta sua ocupação por ocasião do evento, aos restaurantes, lojas, empresas de aluguel de veículos, selarias, shopping, casas noturnas, casas de produtos agropecuários, lanchonetes e até mesmo escolas e universidades. É o grande momento da produção rural regional e, das famílias em visita ao Parque para assistir aos shows, rodeios e provas hípicas, palestras técnicas, julgamentos raciais, mostra de pequenos animais e, os muito prestigiados leilões.

Pesquisas realizadas demonstram a abertura temporária de mais de cinco mil postos de trabalho, diretos e indiretos, decorrentes da sua realização. Só o Parque de Exposições é responsável pela abertura de quinhentos empregos, antes e durante o evento.  São montadores de stands, recepcionistas de empresas expositoras, trabalhadores de limpeza e manutenção, técnicos em eletricidade e internet, garçons, cozinheiros, pisteiros de leilões, seguranças, bilheteiros e agentes de portaria, atendentes de lanchonetes e stands, entre outros.

Segundo o vice-presidente da Exposul, Aylon Arruda, por sua dimensão e influência enquanto evento agropecuário, a Exposul transformou-se ao longo dos anos, num excepcional instrumento de consolidação da imagem da cidade e do estado. “A Exposição recebe uma expressiva visitação de empresários do agronegócio regional, estadual e nacional, lideranças classistas, empresariais e políticas, além de um grande número de produtores rurais, oriundos de toda a região sul do Estado, que tem Rondonópolis como cidade polo. É dentro dessa perspectiva em potencial, de refletir o momento da produção regional, que se destaca a realização de mais uma Exposul”, ressalta Arruda.

A 44ª edição da Exposul será terá em sua programação dois módulos de atividades: o primeiro, técnico, difusor de tecnologia e comercial, com a realização da 2ª Agropec, que apresentará a Feira Nacional de Máquina e Tecnologia Agrícola, através de 108 empresas expositoras, nacionais e regionais, que se responsabilizarão pela programação de agro-demonstrações e atividades de campo; linha de palestras técnicas e fóruns de debates afetos ao setor produtivo; torneio leiteiro regional; julgamentos raciais de bovinos e equinos e; a linha de 12 leilões de elite, corte e leite. Este módulo terá lugar de 08 a 10 de agosto.

O segundo módulo da Exposul 2016, como tradicionalmente ocorre, será representado pela parte popular da exposição, com o rodeio, provas hípicas, sorteios da Exposul Premiada e a linha de oito shows nacionais, que terão lugar de 11 a 13 de agosto. O Rodeio estará sob responsabilidade da Federação Mato-grossense de Rodeio, que realizará a etapa Rondonópolis, válida para o ranking estadual e a linha de shows nacionais, montada com participação da comunidade regional, colocará no palco da arena Fiduma & Jéca, Gustavo  Lima, Maiara & Maraisa, Jads & Jadson e, no encerramento, dia 13, Victor & Léo e Zezé de Camargo & Luciano. A comissão organizadora do evento estima uma comercialização superior a 100 milhões de reais e um volume de público de cerca de 150 mil visitantes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.