CI

6 milhões de bovinos e búfalos deverão ser vacinados contra Febre Aftosa

de 1° a 30 de novembro no Rio Grande do Sul


A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa acontece de 1° a 30 de novembro no Rio Grande do Sul.  Neste período, todos os animais com até 24 meses devem receber a dose de reforço da vacina.  A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio  do RS (Seapa) espera a imunização de, pelo menos, seis milhões de cabeças de bovinos e búfalos.

 
Nesta etapa o governo vai doar dois milhões de doses de vacinas a pequenos criadores. Podem receber as vacinas gratuitas os produtores que estiverem enquadrados nos critérios do Pronaf ou Pecfam e que tiverem até cem animais. O coordenador do Programa de Febre Aftosa da Seapa, Fernando Groff, informa que “as doses gratuitas já estão garantidas e devem chegar nas Inspetorias de Defesa Agropecuária na segunda quinzena de outubro.”  Já em relação às vacinas que deverão ser adquiridas nas casas agropecuárias não há registro de problemas de abastecimento.
 
O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, Rogério Kerber, alerta que “manter a febre aftosa longe do Rio Grande do Sul é tarefa de todos.” Trata-se de uma doença viral e causa sérios prejuízos para a economia do estado. Além de provocar o fechamento de mercados, ainda reduz a produtividade. A enfermidade é altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais mais suscetíveis são bovinos e búfalos, mas outras espécies que tenham o casco bipartido, como ovinos e suínos, também podem ser contaminados. Kerber informa que, enquanto o Rio Grande do Sul for área livre de febre aftosa com vacinação, “a imunização é obrigatória e dever do produtor.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.