60% da cana são voltados para o etanol

Agronegócio

60% da cana são voltados para o etanol

Volume processado de cana-de-açúcar somou 28,82 milhões de toneladas
Por:
314 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
O volume processado de cana-de-açúcar pelas unidades produtoras da região Centro-Sul somou 28,82 milhões de toneladas na segunda quinzena de setembro de 2014.

Esse volume, o menor registrado numa segunda quinzena de setembro das últimas quatro safras, é 27,83% inferior aos 39,93 milhões de toneladas moídas na quinzena anterior e representa um recuo de 15,40% sobre o valor observado no mesmo período de 2013 (34,07 milhões de toneladas).

No acumulado mensal, a moagem caiu 10,9% em setembro comparativamente ao mesmo mês do último ano, para um total de 68,76 milhões de toneladas processadas.

"Essa redução na moagem quinzenal é resultado das chuvas que atingiram importantes regiões canavieiras ao final de setembro, prejudicando a operacionalização da colheita", explicou o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

De fato, as usinas paranaenses, por exemplo, registraram a perda de aproximadamente sete dias de moagem na segunda metade do mês.

Nos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo este índice atingiu em média 5,6 dias e 5,1 dias perdidos durante o período, respectivamente.

A menor oferta de matéria-prima para processamento, resultante da intensa seca, também tem acelerado o término antecipado da safra.

Até o momento, dez usinas já encerraram a safra 2014/2015 na região Centro-Sul (uma empresa no Espírito Santo, duas em Minas Gerais e sete unidades em São Paulo), enquanto apenas duas finalizaram suas operações em igual período de 2013. Adicionalmente, uma usina iniciou a safra recentemente.

A produtividade agrícola diminuiu cerca de 9% nos canaviais colhidos na região Centro-Sul durante o mês de setembro compara- tivamente ao mesmo mês do último ano, segundo dados preliminares do Centro de Tecnologia Canavieiro (CTC). No Estado de São Paulo, esta quebra agrícola mensal supera 15%.

No acumulado desde o início da atual safra até 1º de outubro, o volume processado de cana-de-açúcar alcançou 441,54 milhões de toneladas, praticamente a mesma quantidade verificada em igual data de 2013 (442,61 milhões de toneladas). Contudo, a produção acumulada de açúcar diminuiu 1,05% neste período, somando 25,08 milhões de toneladas.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink