7ª Jornada de Atualização Técnica reúne gerações de técnicos
CI
Agronegócio

7ª Jornada de Atualização Técnica reúne gerações de técnicos

Evento discutiu rotinas e novas diretrizes do trabalho de registro genealógico das raças HB
Por: -Marianna

Dias 22 e 23 de julho em São Gabriel (RS) reuniram-se os inspetores técnicos da Associação Brasileira de Hereford e Braford com a diretoria e conselho técnico, para discutirem as rotinas e as novas diretrizes do trabalho de registro genealógico das raças HB.

As palestras foram substituídas por casos reais expostos por cada um dos técnicos e pela discussão e debate em torno da busca de soluções e de experiências diárias do trabalho na mangueira das propriedades atendidas. Assim como o setor de registros genealógicos da associação, através de sua superientende, a médica veterinária Magali Moura, explanou sobre o setor e sobre as dificuldades geradas pelos esquívocos nos preenchimentos das fichas de seleção. "Mostramos os pequenos erros que as vezes passam despercebidos mas que acabam gerando um enorme problema dentro do registro", diz Magali, que ainda complementa, "estamos trabalhando com duas raças importantes e em franco crescimento, temos que acertar o passo da mangueira até o registro, a nossa meta e não falhar".

O médico veterinário, Miguel Ferreira que há um ano é técnico da ABHB e participou pela segunda vez de uma jornada de atualização ressaltou alguns pontos importantes dessa edição, o primeiro deles é a integração com os colegas de outros estados. “Os depoimentos do colega do Mato Grosso nos deu uma real perspectiva do mercado daquela região nos possibilitando trabalhar para mandar para lá o biotipo animal que o mercado de lá exige” relata Miguel, que ainda complementa “tivemos um espaço muito importante para relatar nosso trabalho e levar questionamentos para serem solucionados em grupo, uma real troca de experiências”, conclui o técnico.

Do grupo dos inspetores mais antigos da associação, o veterinário José Antônio Correa de Santana do Livramento, começou seus trabalho ainda na década de 70 e já marcou bem mais de 1000 animais das raças hereford e braford, ele avalia como produtiva e importante a reunião que serviu também para reunir e integrar os novos técnicos. “Importante também as explanações da presidenta do conselho técnico, principalmente no que se refere a requisitos para participação em feiras oficiais”, relata o veterinário.

Além do debate e das explanações teóricas, os participantes da jornada fizeram um dia de campo em duas propriedades rurais, uma de braford, a Santa Adriana do sócio e criador Milton Vieira da Costa, e uma de hereford, a Estância do Bolso de Geraldo Estrázulas Pereira de Souza.

Para a presidenta do Conselho Técnico Dra. Thaís Maria Bento Pires Lopa o novo formato de atualização técnica, onde os técnicos relataram suas ações na região abrangência, no que se refere a serviço de registro genealógico, parâmetros de seleção, contato com os criadores, trabalhos de extensão para o fomento das raças, bem como a visão geral das atividades da ABHB e as preocupações com o rumo das raças, cumpriu muito bem os objetivos. “Foram dois dias de bastante conversa e várias propostas, além disso os técnicos ficaram interados dos andamentos dos projetos da associação e dos trabalhos do conselho técnico”, afirma Thaís. As informações são da assessoria de imprensa da ABHB.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.