CI

90% da soja está entre ruim e mediana na Argentina

No milho, a condição da safra em excelente/boa condição é de 16%, ante 17% na semana anterior


Foto: Nadia Borges

Atualmente, 56% das lavouras seguem sendo avaliadas como medianas, como na última na semana e 34% como regulares/ruins mantendo o valor da semana anterior, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) nesta quinta-feira, 26 de Maio. A entidade também informou que a safra em excelente/boa condição permaneceu em 10% como na semana anterior.

Segundo destaque da Consultoria AgResource Brasil, a safra da oleaginosa está atrasada, tendo avançado 12,2 pontos percentuais na semana e atingido 89,9% da área do país colhida. O número ficou abaixo da média dos últimos cinco anos, que é de 90,8%, e abaixo dos 91,4% do ano passado. 

“Já as áreas de soja com excesso de umidade são 1%, como na última semana. Cerca de 73% das áreas têm condição hídrica avaliada como ótima/adequada, comparado a 75% na semana anterior e 26% como regular/seca, ante 24% na semana anterior”, complementa a filial da empresa norte-americana AgResource Company.

MILHO PIOR

No milho, a colheita a nível nacional avançou 2,7 pontos percentuais na semana e atingiram 30,1% do país, aponta a BCBA no seu relatório. O número está abaixo do mesmo período do ano passado, quando alcançava 30,9%, e abaixo da média dos últimos cinco anos, de 38,2%. Os trabalhos do cereal semeado mais cedo atingem 59% da área.

“A condição da safra em excelente/boa condição é de 16%, ante 17% na semana anterior. Cerca de 60% do milho é avaliado como normal e 24% como regular/ruim. Sobre a condição hídrica, as áreas em excesso são 1%, ante 0% na semana anterior. As áreas avaliadas com condição hídrica ótima/adequada, é de cerca de 70%, comparado a 73% na última semana. Cerca de 29% da safra tem condição regular/seca, ante 27% na semana anterior”, concluem os analistas da AgResource.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.