A água é o segredo da altura das plantas
CI
Imagem: Pixabay
DESCOBERTA

A água é o segredo da altura das plantas

Descoberta foi feita na China
Por: -Leonardo Gottems

A coordenação fisiológica entre a altura da planta e as características hidráulicas do xilema está de acordo com a disponibilidade de água do habitat em biomas terrestres, de acordo com um novo estudo. A descoberta foi feita por ecologistas do Jardim Botânico do Sul da China (SCBG) da Academia Chinesa de Ciências. 

Por meio de experimentos anteriores em árvores altas, os cientistas revelaram que o aumento da resistência hidráulica associado ao aumento da altura das plantas limita a distância que a água pode viajar através do xilema até as folhas superiores. Essa resistência hidráulica estabelece, portanto, a altura máxima de uma espécie em um determinado habitat. 

No entanto, os cientistas não entendiam como essa coordenação fisiológica variava em uma ampla gama de espécies e ambientes. Baseando-se em um enorme conjunto de dados de 1.281 espécies de 369 locais ao redor do mundo, os pesquisadores construíram vários modelos ligando altura, recursos hidráulicos e água para encontrar regras práticas. Eles descobriram que espécies mais altas em habitats úmidos exibiam maior eficiência do xilema e menor segurança hidráulica, conduítes mais largos, menor densidade de conduíte e menor densidade de alburno, todos associados à disponibilidade de água do habitat. 

“As pessoas costumavam pensar que plantas mais altas poderiam transportar água com menos eficiência devido a distâncias maiores”, disse o Dr. Liu Hui, o primeiro autor deste estudo. “Em vez disso, descobrimos que plantas mais altas tinham maior condutividade hidráulica entre as espécies, o que foi uma das principais estratégias que empregaram para compensar a alta demanda evaporativa das folhas e o aumento da altura”, completa. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink