CI

A cultura da batata com tratamento natural

Com o manejo correto, é possível ter uma lavoura saudável


Com o manejo correto, é possível ter uma lavoura saudável

Atitudes sustentáveis são cada vez mais comuns, principalmente na agricultura. Hoje em dia é corriqueiro encontrar um produtor que esteja disposto a utilizar técnicas onde a saúde dele próprio, dos colaboradores e principalmente, do alimento produzido, sejam naturais e seguras.
 
Na cultura da batata isso já é realidade. Muitos produtores principalmente aqueles localizados no sul de Minas Gerais, utilizam produtos naturais para nutrir, proteger e aumentar o desempenho dos tubérculos. É o caso do Sr. Vladimir Amaral, produtor de batata desde 1988, na região de Ipuiuna, MG. Sua propriedade possui 300 hectares, com uma média de produtividade de 700 sacas, por hectare. “Uso os produtos da Alltech Crop Science há 1 ano e meio, principalmente o Soil-Set™ no início do plantio, como uso preventivo”. Ele conta que a utilização do produto preventivamente fortalece a planta ajudando no manejo e controle de doenças, como aquelas causadas pelas “Erwinias apodrecedoras”, como a Canela Preta.
 
Sr. Vladimir ainda destaca o grande uso que ele faz do CopperCrop™, “a grande vantagem dele em relação aos outros é que ele não é incompatível com outros produtos, e não é tóxico. O que significa saúde para a lavoura e para o operador”.
 
Leonardo Porpino Alves, Engenheiro Agrônomo e Gerente Técnico da Alltech Crop Science, explica que a Erwinia, hoje denominada de Pectobacterium,é uma bactéria causadora de problemas conhecidos como “Podridão-mole”, “Canela-preta” e “Talo-oco”. “Essas doenças consistem em um dos principais problemas que ocorrem na cultura da batata”. Condições ambientais como a umidade do solo do ar e a temperatura são fundamentais para agravamento destes problemas. “Em sua sintomatologia as características e comprometem desde a parte aérea até os tubérculos. Quando a doença chega a parte comercial os danos são irreparáveis e os prejuízos são certos”, explica Leonardo.
 
A partir do momento em que se tem uma planta bem nutrida, é possível fazer um tratamento preventivo, como explica Leonardo: “o tratamento Alltech Crop Science consiste na aplicação de 1 litro de Soil-Set™ e 400 mL CopperCrop™ no período da amonta. Na segunda aplicação será administrado 1 quilo de Compost-Aid® antes do fechamento da leira e, após uma semana, será realizada outra aplicação de 1 litro de Soil-Set™ e 400 mL de CopperCrop™. No final outra uma aplicação de 1 litro de Soil-Set™ e 400 mL CopperCrop™”.

Histórico de sucesso
 
Outro grande entusiasta na utilização dos produtos da Alltech Crop Science é o pesquisador Pedro Hayashi. Ele foi um dos primeiros a testar o Crop-Set™ na batata, ainda na década de 90. “Na primeira vez que testei o Soil-Set™, foi possível verificar o maior tempo que as plantas ficavam vivas, pois a incidência de Canela-preta era visivelmente menor que a área não tratada. No final isto significou maior produtividade”, conta.
 
Pedro conclui dizendo que uma planta com o sistema radicular bem desenvolvido “consegue absorver mais nutrientes e se torna equilibrada com todos seus hormônios e mecanismos de defesa ativos. Isto significa que a planta se torna mais resistente a vários tipos de patógenos facilitando o controle das principais doenças da batata”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.