A importância dos insetos aquáticos será apresentada pela Embrapa na Semana de C&T 2018

Pesquisa

A importância dos insetos aquáticos será apresentada pela Embrapa na Semana de C&T 2018

Projeto foi selecionado para compor a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018
Por:
24 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

O projeto “A ciência dos insetos aquáticos”, desenvolvido pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP) Khatia Sonoda, foi selecionado para compor a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, de 15 a 21 de outubro, e possui ações previstas para mais de 20 municípios em diversas regiões brasileiras em 2018.

Conforme a pesquisadora, os insetos aquáticos apresentam elevada diversidade biológica e tem grande importância ecológica no ambiente em que vivem, fazendo parte da cadeia alimentar - atuando como alimento e também como predadores, e devido aos diferentes graus de sensibilidade às alterações ambientais, são usados como indicadores dessas alterações. "As palestras são interativas, os alunos são estimulados a raciocinar sobre os temas abordados e solucionar pequenos problemas relacionados ao equilíbrio de uma comunidade afetada por uma mudança na qualidade da água", explica a pesquisadora.

Por isso, a proposta é realizar palestras para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas, com destaque para as periurbanas e rurais, interessados na temática. "Pode, inclusive, ocorrer em praças, teatros e outros lugares disponíveis no município", destaca Khatia.

As atividades da pesquisadora se concentrarão no litoral norte de SP em dois municípios já agendados, Caraguatatuba (16 de outubro, com 2 palestras) e Ilhabela (17 de outubro, com 3 palestras).

O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018 é a divulgação e a socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada, de modo a contribuir com o desenvolvimento científico, social e humano do País, em todas as suas Unidades Federativas, em consonância com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Em simpósio realizado em 19 e 20 de setembro, em Brasília, com a participação de todos os coordenadores de projetos selecionados, inclusive de Khatia, houve apresentações do Secretário de área do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e coordenadores; as coordenações científica e financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fizeram sessões “tira-dúvida” e apresentações de todas as propostas, assim como experiências prévias, já que muitos participam da Semana desde sua criação, em 2004. As ações da Semana já atenderam 1.311 municípios, desde a sua criação até 2017.

O agendamento de palestras pode ser feito pelo email khatia.sonoda@embrapa.br

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink